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dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorWendt, Lucas de Bárbara
dc.date.accessioned2022-10-14T20:51:50Z
dc.date.available2022-10-14T20:51:50Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationWendt L. B. Os corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26491
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcorpospor
dc.subjectdecolonialpor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectescolapor
dc.subjectinfânciaspor
dc.titleOs corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a temática de corpo e gênero na educação e está vinculada ao Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática de corpo e gênero na escola. Tem por objetivo geral investigar em que medida as práticas escolares operam na produção de corpos normatizados a partir de uma lógica heteronormativa. Os objetivos específicos são: Desenvolver estudos que orientem a construção de um pensamento que busque romper com a lógica do binarismo; compreender como os corpos que ultrapassam fronteiras normativas são (des)legitimados no espaço escolar. Está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo narrativa e autobiográfica, utilizando-se da técnica de produção de dados memórias vividas pelo autor, entrevista aberta com outras pessoas próximas ao autor, que aceitaram livremente conceder entrevista e relato de situações vividas no contexto escolar pelo autor e registradas em diário de campo. As imagens são obras feitas pelo autor e se colocam como textos reflexivos sobre o corpo, de situações as quais era impossível fazê-lo apenas com palavras. O referencial teórico está organizado com base nos(as) autores/as Guacira Lopes Louro (2013-2014), Daniela Finco (2013), Judith Butler (2016) e Paul B. Preciado (2019). O estudo evidenciou a necessidade de olhar e reconhecer todos os corpos que não se encaixam nos moldes binários e heteronormativos, além de refletir sobre eles no espaço escolar, que ainda reforça por meio de artefatos socioculturais, a violência de gênero e sexualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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