dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Wendt, Lucas de Bárbara | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:51:50Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T20:51:50Z | |
dc.date.issued | 2022-07-14 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Wendt L. B. Os corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26491 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | corpos | por |
dc.subject | decolonial | por |
dc.subject | gênero | por |
dc.subject | escola | por |
dc.subject | infâncias | por |
dc.title | Os corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a temática de corpo e gênero na educação e está vinculada ao Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática de corpo e gênero na escola. Tem por objetivo geral investigar em que medida as práticas escolares operam na produção de corpos normatizados a partir de uma lógica heteronormativa. Os objetivos específicos são: Desenvolver estudos que orientem a construção de um pensamento que busque romper com a lógica do binarismo; compreender como os corpos que ultrapassam fronteiras normativas são (des)legitimados no espaço escolar. Está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo narrativa e autobiográfica, utilizando-se da técnica de produção de dados memórias vividas pelo autor, entrevista aberta com outras pessoas próximas ao autor, que aceitaram livremente conceder entrevista e relato de situações vividas no contexto escolar pelo autor e registradas em diário de campo. As imagens são obras feitas pelo autor e se colocam como textos reflexivos sobre o corpo, de situações as quais era impossível fazê-lo apenas com palavras. O referencial teórico está organizado com base nos(as) autores/as Guacira Lopes Louro (2013-2014), Daniela Finco (2013), Judith Butler (2016) e Paul B. Preciado (2019). O estudo evidenciou a necessidade de olhar e reconhecer todos os corpos que não se encaixam nos moldes binários e heteronormativos, além de refletir sobre eles no espaço escolar, que ainda reforça por meio de artefatos socioculturais, a violência de gênero e sexualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |