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dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorRodrigues, Karen Luciélen Pereira
dc.date.accessioned2022-10-14T20:51:56Z
dc.date.available2022-10-14T20:51:56Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationRodrigues, K. L. P. Das memórias à formação inicial: escrevivências de racismo para pensar um processo formativo decolonial. 2022. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26492
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis work, written for the purpose of completing the Degree in Pedagogy at the Federal University of Santa Maria (UFSM), presents racism as a research theme, based on experiences brought from memories in times of schooling to initial training, in order to think about a decolonial formative process. It is proposed as a general objective, to understand through my intertwined experiences the experiences of some young black women, UFSM students of the pedagogy course, the marks of structural racism in their/our formative, personal and professional experiences. In addition, to understand to what extent the presence of the black subject and the recognition of their experiences can intervene in the constitution of a decolonial teacher training and identify the learning and discourses elaborated from their experiences of racism and the lack of representation in the academic environment. Therefore, a qualitative research is carried out from biographical narratives and through references such as Pierre Dominicé (1992), Bolzan (2002), Connelly and Clandinin (1995) and Gil (2002), using an electronic form as an approximation instrument. As a theoretical foundation, the studies of Kilomba (2019), Ribeiro (2020), Almeida (2019), Beauvoir (1989) Evaristo (2017-2018), Gomes (2019-2022), Hall (2002) and Fanon ( 2008) among other authors that raise important reflective debates about black men and women in the formative context. For the purpose of conclusions that are not concluded, the emergence of the debate and the inclusion of the experiences of the black subject in the constitution of academic knowledge is made explicit, making their presence legitimate. Also, the strengthening of the debate on ethnic-racial relations, racism, gender and race in an intersectional way. As well, the need to bring together africanities and afro studies, spaces for discussion and research, among other possibilities that collaborate to break the institutional and structural racism that appropriate from social experiences, interrupting and hindering the social ascension of black men and women in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectDecolonialpor
dc.subjectMulheres negraspor
dc.titleDas memórias à formação inicial: escrevivências de racismo para pensar um processo formativo decolonialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho escrito para fins de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta como temática de pesquisa o racismo, a partir de experiências trazidas das memórias em tempos de escolarização até a formação inicial, a fim de pensar um processo formativo decolonial. Propõe-se como objetivo geral, compreender através de minhas experiências entrelaçadas as experiências de algumas jovens negras, acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM, as marcas do racismo estrutural em suas/nossas experiências formativas, pessoais e profissionais. Ainda, entender até que ponto a presença do sujeito negro e o reconhecimento de suas experiências podem intervir na constituição de uma formação docente decolonial e identificar as aprendizagens e discursos elaborados a partir das suas experiencias de racismo e a falta de representatividade no meio acadêmico. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa a partir de narrativas biográficas e através de referências como Pierre Dominicé (1992), Bolzan (2002), Connelly e Clandinin (1995) e Gil (2002), utilizando como instrumento de aproximação, formulário eletrônico. Como fundamentação teórica, buscou-se os estudos de Kilomba (2019), Ribeiro (2020), Almeida (2019), Beauvoir (1989) Evaristo (2017-2018), Gomes (2019-2022), Hall (2002) e Fanon (2008) entre outros autores que levantam importantes debates reflexivos sobre o negro (a) no contexto formativo. Para fins de conclusões que não se concluem, explicita-se a emergência do debate e da inclusão das experiências do sujeito negro na constituição do conhecimento acadêmico tornando sua presença como legitimas. Também, o fortalecimento do debate sobre as relações étnico-raciais, racismo, gênero e raça de forma interseccional. Ainda, a necessidade de aproximação das africanidades e estudos afros, espaços de discussão e pesquisas dentre outras possibilidades que colaborem para o rompimento do racismo institucional e estrutural que se apropriam das vivências sociais interrompendo e obstaculizando a ascensão social de homens e mulheres negras na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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