Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorGerlach, Solange Fátima
dc.date.accessioned2022-10-14T20:52:03Z
dc.date.available2022-10-14T20:52:03Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationGerlach S. F. A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26493
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis work has as its main theme, the performance of school management, in the person of the pedagogical coordinator. This work has the following question as a research problem: What is the importance of the pedagogical coordinator in the processes of early childhood education and early years and the importance of his/her role in primary school? Its general objective is to analyze the importance of the role of the pedagogical coordinator within educational institutions, and their role in the processes they develop. And as specific objectives, bring the legal aspects related to the role of the pedagogical coordinator, his role in early childhood education institutions and early years. This study is methodologically based on qualitative research, which aims to collect data on the role of the pedagogical coordinator to define the importance that this professional exerts in their workplace, and a descriptive study based on my reports of experience and professional experience. in the period of extracurricular internship, in the pedagogical coordination sector, in a private educational institution in Santa Maria, from February 13, two thousand and nineteen, to February 7, two thousand and twenty. With this work, I conclude that the pedagogical coordinator is a dynamic and sensitive professional, who always seeks to provide exchanges of knowledge and experiences, sharing knowledge, always in favor of offering the best education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectAtuaçãopor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.titleA coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema principal, a atuação da gestão escolar, na pessoa do coordenador(a) pedagógico(a). Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a importância do coordenador(a) pedagógico(a) nos processos de educação infantil e de anos iniciais e a importância da sua atuação na escola básica? Apresenta como objetivo geral, analisar a importância da atuação do coordenador(a) pedagógico(a) dentro das instituições de ensino, e o seu papel nos processos que desenvolve. E como objetivos específicos, trazer os aspectos legais referentes a atuação do coordenador(a) pedagógico(a), a sua atuação nas instituições de educação infantil e anos iniciais. Este estudo tem como base metodológica a pesquisa qualitativa, que tem como finalidade levantar dados sobre a atuação do coordenador pedagógico para definir a importância que este profissional exerce em seu local de trabalho, e um estudo descritivo baseado em meus relatos de experiência e de vivência profissional no período de estágio extracurricular, no setor de coordenação pedagógica, em uma instituição de ensino particular de Santa Maria, no período de 13 de fevereiro de dois mil e dezenove, a 07 de fevereiro de dois mil e vinte. Com este trabalho, concluo que o coordenador(a) pedagógico(a) é um profissional dinâmico e sensível, que busca sempre proporcionar trocas de saberes e de experiências, dividindo conhecimentos, sempre em prol de ofertar a melhor educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples