dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Gerlach, Solange Fátima | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:52:03Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T20:52:03Z | |
dc.date.issued | 2021-12-14 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | Gerlach S. F. A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26493 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This work has as its main theme, the performance of school management, in the person of the pedagogical coordinator. This work has the following question as a research problem: What is the importance of the pedagogical coordinator in the processes of early childhood education and early years and the importance of his/her role in primary school? Its general objective is to analyze the importance of the role of the pedagogical coordinator within educational institutions, and their role in the processes they develop. And as specific objectives, bring the legal aspects related to the role of the pedagogical coordinator, his role in early childhood education institutions and early years. This study is methodologically based on qualitative research, which aims to collect data on the role of the pedagogical coordinator to define the importance that this professional exerts in their workplace, and a descriptive study based on my reports of experience and professional experience. in the period of extracurricular internship, in the pedagogical coordination sector, in a private educational institution in Santa Maria, from February 13, two thousand and nineteen, to February 7, two thousand and twenty. With this work, I conclude that the pedagogical coordinator is a dynamic and sensitive professional, who always seeks to provide exchanges of knowledge and experiences, sharing knowledge, always in favor of offering the best education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Atuação | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.title | A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema principal, a atuação da gestão escolar, na pessoa do coordenador(a) pedagógico(a). Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a importância do coordenador(a) pedagógico(a) nos processos de educação infantil e de anos iniciais e a importância da sua atuação na escola básica? Apresenta como objetivo geral, analisar a importância da atuação do coordenador(a) pedagógico(a) dentro das instituições de ensino, e o seu papel nos processos que desenvolve. E como objetivos específicos, trazer os aspectos legais referentes a atuação do coordenador(a) pedagógico(a), a sua atuação nas instituições de educação infantil e anos iniciais. Este estudo tem como base metodológica a pesquisa qualitativa, que tem como finalidade levantar dados sobre a atuação do coordenador pedagógico para definir a importância que este profissional exerce em seu local de trabalho, e um estudo descritivo baseado em meus relatos de experiência e de vivência profissional no período de estágio extracurricular, no setor de coordenação pedagógica, em uma instituição de ensino particular de Santa Maria, no período de 13 de fevereiro de dois mil e dezenove, a 07 de fevereiro de dois mil e vinte. Com este trabalho, concluo que o coordenador(a) pedagógico(a) é um profissional dinâmico e sensível, que busca sempre proporcionar trocas de saberes e de experiências, dividindo conhecimentos, sempre em prol de ofertar a melhor educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |