A produção de conteúdo pedagógico nas mídias sociais: um relato de experiência a partir do instagram.
Resumen
Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A produção de conteúdo pedagógico no Instagram”. Trouxe como objetivo geral analisar as atividades e os benefícios que a produção de conteúdo pedagógico nas Mídias Sociais, como o Instagram, traz para o ambiente familiar de aprendizagem e como objetivos específicos verificar autores que justifiquem a prática tecnológica através de Mídias Sociais como forma de democratização do conhecimento; descrever a atuação do/a licenciado/a em Pedagogia no âmbito tecnológico de Mídias Sociais como forma de difundir conteúdo pedagógico; identificar os benefícios das atividades para o desenvolvimento das crianças. Optou-se por ter como fundamento um estudo de caso com abordagem qualitativa (GODOY, 1995), bem como uma pesquisa de cunho descritivo de relato de experiência. Com a análise dos dados da pesquisa é possível perceber que o Instagram tem potencial firmador de experiências positivas a partir do que o Pedagogo oferece e do interesse das famílias no Desenvolvimento Infantil no âmbito familiar, assim, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem, que favorece o brincar heurístico, a exploração, o descobrir por si, a autonomia e a valorização dos momentos em família.