Relação ensino-serviço em uma consulta multi e interprofissional: residência multiprofissional em saúde
Resumo
Esta pesquisa buscou relatar a experiência de residentes no desenvolvimento da assistência multi e interprofissional, bem como, reconhecer a percepção de profissionais de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) a respeito da assistência multi e interprofissional e da relação ensino-serviço. Constitui-se parte da pesquisa desenvolvida por residentes em conclusão da formação em residência multiprofissional em saúde (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, analítica e de natureza qualitativa, desenvolvida através de pesquisa-ação. Ocorreu em uma ESF em um município do interior do Rio Grande do Sul, entre o período de outubro a dezembro de 2021. A metodologia foi dividida em quatro etapas: consulta multi e interprofissional para usuários com diabetes mellitus (DM) guiada por instrumento desenvolvido pelas pesquisadoras; entrevista individual com profissionais da ESF em formato semi-estruturado; roda de conversa para a devolutiva dos dados da pesquisa; e compartilhamento das pesquisadoras sobre suas experiências e compreensões acerca da educação interprofissional em saúde. Os resultados demonstraram que a realização da consulta multi e interprofissional foi significativa aos olhos dos atores envolvidos, pois conseguiu oferecer uma atenção mais integral; contribuiu para promoção da saúde, prevenção de agravos e autocuidado; atribuiu valor ao trabalho em equipe e apoio da RMS; mobilizou a ampliação da assistência; ratificou a importância do trabalho multi e interprofissional; e teve grande papel na formação das residentes-pesquisadoras. A pesquisa indicou potencialidade a partir da relação ensino-serviço, entre a equipe de ESF e RMS, acerca do cuidado multi e interprofissional para usuários com DM na Atenção Primária à Saúde.
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