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dc.contributor.advisorMiranda, Fernanda Alves Carvalho de
dc.creatorFlôres, Carolina Zuquetto
dc.date.accessioned2022-10-18T14:57:27Z
dc.date.available2022-10-18T14:57:27Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26547
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research sought to report the experience of residents in the development of multi and interprofessional care, as well as to recognize the perception of professionals from a Family Health Strategy (ESF) regarding multi and interprofessional care and the teaching-service relationship. It constitutes part of the research carried out by residents who are completing their training in multiprofessional residency in health (RMS). It is an exploratory, descriptive, analytical and qualitative research, developed through action research. It took place in an FHS in a municipality in the interior of Rio Grande do Sul, between October and December 2021. The methodology was divided into four stages: multi and interprofessional consultation for users with diabetes mellitus (DM) guided by an instrument developed by the researchers; individual interview with FHS professionals in a semi-structured format; conversation circle for the return of research data; and sharing by researchers about their experiences and understandings about interprofessional health education. The results showed that the realization of the multi and interprofessional consultation was significant in the eyes of the actors involved, as it managed to offer a more comprehensive care; contributed to health promotion, disease prevention and self-care; valued the teamwork and support of RMS; mobilized the expansion of assistance; ratified the importance of multi and interprofessional work; and played a major role in the training of resident-researchers. The research indicated potentiality from the teaching-service relationship, between the ESF and RMS team, about multi and interprofessional care for users with DM in Primary Health Care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação interprofissionalpor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectInterconsultapor
dc.subjectDiabetes mellituspor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectInterprofessional educationeng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectInterconsultationeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectPhysiotherapyeng
dc.subjectSocial serviceeng
dc.titleRelação ensino-serviço em uma consulta multi e interprofissional: residência multiprofissional em saúdepor
dc.title.alternativeTeaching-service relationship in a multi and interprofessional consultation: multiprofessional residence in healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou relatar a experiência de residentes no desenvolvimento da assistência multi e interprofissional, bem como, reconhecer a percepção de profissionais de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) a respeito da assistência multi e interprofissional e da relação ensino-serviço. Constitui-se parte da pesquisa desenvolvida por residentes em conclusão da formação em residência multiprofissional em saúde (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, analítica e de natureza qualitativa, desenvolvida através de pesquisa-ação. Ocorreu em uma ESF em um município do interior do Rio Grande do Sul, entre o período de outubro a dezembro de 2021. A metodologia foi dividida em quatro etapas: consulta multi e interprofissional para usuários com diabetes mellitus (DM) guiada por instrumento desenvolvido pelas pesquisadoras; entrevista individual com profissionais da ESF em formato semi-estruturado; roda de conversa para a devolutiva dos dados da pesquisa; e compartilhamento das pesquisadoras sobre suas experiências e compreensões acerca da educação interprofissional em saúde. Os resultados demonstraram que a realização da consulta multi e interprofissional foi significativa aos olhos dos atores envolvidos, pois conseguiu oferecer uma atenção mais integral; contribuiu para promoção da saúde, prevenção de agravos e autocuidado; atribuiu valor ao trabalho em equipe e apoio da RMS; mobilizou a ampliação da assistência; ratificou a importância do trabalho multi e interprofissional; e teve grande papel na formação das residentes-pesquisadoras. A pesquisa indicou potencialidade a partir da relação ensino-serviço, entre a equipe de ESF e RMS, acerca do cuidado multi e interprofissional para usuários com DM na Atenção Primária à Saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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