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dc.creatorSantos, Oneide Alessandro Silva dos
dc.date.accessioned2022-10-18T15:40:30Z
dc.date.available2022-10-18T15:40:30Z
dc.date.issued2022-08-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26549
dc.description.abstractThis study presents reflections on the vocabulary that constitutes and de-shapes the idea of an artist teaching or teaching artist in dance. For this, the dissertation consists of two main parts, the first concerns the theoretical framework that seeks to highlight the importance of the theme for dance and education from a detailed survey in national repositories. The second enables the experimental and unpublished part of the investigation, in which it narrates the trajectory of three dance teaching artists in the state of Rio Grande do Sul, through interviews, reflection on their works and dance practices. The participants of this investigation were Eva Schul from Porto Alegre, Alline Fernandez from Santa Maria and Matheus Brusa from Caxias do Sul. As guiding problems arise: what critical-performative gestures constitute the dance teachers artists in the state of RS, especially those who work in spaces of schools, collectives and dance companies? what dichotomies or in-between-places constitute these professionals? The methodological approach approaches Bricolage conceptions in a multi-referential, relational and historical operation, mainly to think/do an interdisciplinary research that talks to several authors and theories. Critical-performative pedagogy is established in the sense of conducting the methodological, epistemological and conceptual arrangements of research. Bricolage and critical-performative pedagogy work as elastic approaches, allowing openings and cracks to build research in education that is separate from those canonized. It is concluded that experience seems to be the thread that leads these teaching artists in a life-work guided by practice, orality, body to body, by the gesture of teaching, creating and transmitting possibilities of experience. It is therefore an embodied practice of gestures, stutters, accents, markings, clicks, attempts and encounters with each other. It is a gesture always in relation to the other, but that in a way reflects itself and its predecessors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapor
dc.subjectArtista docentepor
dc.subjectPedagogia crítico-performativapor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectArtist teachereng
dc.subjectCritical-performative pedagogyeng
dc.titleO gesto crítico-performativo do/a artista docente em dança: investigações com artistas docentes de dança no estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe critical-performative gesture of the artist teacher in dance: investigations with dance artist teachers in the state of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo apresenta reflexões do vocabulário que constitui e de-forma a ideia de um/a artista docente ou docente artista na dança. Para isso a dissertação compõe-se de duas partes principais, a primeira diz respeito ao arcabouço teórico que busca evidenciar a importância da temática para a dança e educação a partir de um levantamento detalhado em repositórios nacionais. Já a segunda viabiliza a parte experimental e inédita da investigação, na qual narra a trajetória de três artistas docentes de dança no estado do Rio Grande do Sul, por meio de entrevistas, reflexão de suas obras e práticas de dança. Os/as participantes desta investigação foram Eva Schul de Porto Alegre, Alline Fernandez de Santa Maria e Matheus Brusa de Caxias do Sul. Como problemáticas norteadoras surgem: quais gestos crítico-performativos constituem os/as artistas docentes de dança no estado do RS, principalmente aqueles/as que atuam em espaços de escolas, coletivos e companhias de dança? quais dicotomias ou entre-lugares constituem esses/as profissionais? A abordagem metodológica aproxima-se de concepções da Bricolagem numa operação multireferencial, relacional e histórica, principalmente para pensar/fazer uma pesquisa interdisciplinar e que conversa com vários autores e teorias. A pedagogia crítico-performativa instaura-se no sentido de conduzir os arranjos metodológicos, epistemológicos e conceituais do pesquisar. A bricolagem e a pedagogia crítico-performativa funcionam como abordagens elásticas, permitindo aberturas e frestas para construir uma pesquisa em educação apartada daquelas canonizadas. Conclui-se que a experiência parece ser o fio que conduz esses/as artistas docentes em uma vida-obra guiada pela prática, pela oralidade, pelo corpo a corpo, pelo gesto de ensinar, criar e transmitir possibilidades de experiência. É portanto, uma prática incorporada de gestos, gagueiras, acentos, marcações, estalos, tentativas e encontros, uns com os outros. É um gesto sempre em relação ao outro, mas que de certo modo reflete a si próprio e seus antecessores/as.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Icle, Gilberto
dc.contributor.referee2Matos, Lúcia Helena Alfredi de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4477459088768443por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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