dc.contributor.advisor | Silva, Laís Mara Caetano da | |
dc.creator | Witt, Cibele dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T14:20:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T14:20:07Z | |
dc.date.issued | 2021-12-17 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26560 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Introduction: The actions of the School Health Program require an effective intersectoral
practice between the Health and Education sectors. Aim: To describe the perception of
school managers about the School Health Program and to elaborate strategies to
strengthen intersectoriality in carrying out the actions of the School Health Program.
Method: Qualitative, descriptive study, which used content analysis, thematic modality.
Semi-structured interviews were conducted via Google Meet with five
teachers/managers. The study respected the ethical precepts of research with human
beings. Results: It was possible to identify three predominant thematic categories:
“Difficulties and challenges in carrying out the actions of the School Health Program”;
“The fundamental role of “partnerships” in daily school life in a context of vulnerability”
and “The Covid-19 pandemic and the School Health Program.” It was perceived that there
are many challenges to be overcome so that the actions of the School Health Program
were carried out effectively by the Health and Education sectors. For this, it is necessary
to overcome the fragmentation between both sectors and strengthen the intersectoral
action so that the actions of the Health at School Program are built and carried out jointly,
between Health and School, thus achieving the objectives. Conclusion: With the
strengthening of the intersectoral work between Health and Education, the actions of the
School Health Program can be more effective and, consequently, generate better health
for students, their families, and the community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Intersetorialidade | por |
dc.subject | Programa Saúde na Escola | por |
dc.subject | Ações em saúde | por |
dc.subject | Intersectoriality | eng |
dc.subject | School Health Program | eng |
dc.subject | Health actions | eng |
dc.title | “Saúde é saúde e escola é escola”: uma fragmentação a ser superada | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Introdução: as ações do Programa Saúde na Escola exigem uma prática intersetorial
efetiva entre os setores da Saúde e da Educação. Objetivo: descrever a percepção de gestores
escolares acerca do Programa Saúde na Escola e elaborar estratégias para o fortalecimento da
intersetorialidade na realização das ações do Programa Saúde na Escola. Método: estudo
qualitativo, descritivo, que se utilizou da análise de conteúdo, modalidade temática. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas, via Google Meet com cinco professoras/gestoras. O
estudo respeitou os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos. Resultados: foi possível
identificar três categorias temáticas predominantes: “Dificuldades e desafios na realização das
ações do Programa Saúde na Escola”; “O papel fundamental das “parcerias” no cotidiano
escolar diante de um contexto de vulnerabilidade” e “A pandemia da Covid-19 e o Programa
Saúde na Escola. Percebe-se que existem muitos desafios a serem superados para que as ações
do Programa Saúde na Escola sejam realizadas de forma efetiva pelos setores da Saúde e da
Educação. Para isso, é necessário ultrapassar a fragmentação entre ambos os setores e fortalecer
a atuação intersetorial de forma que as ações do Programa Saúde na Escola sejam construídas
e realizadas de forma conjunta, entre Saúde e Escola, atingindo, assim, os objetivos que o
Programa se propõe. Conclusão: com o fortalecimento do trabalho intersetorial entre Saúde e
Educação as ações do Programa Saúde na Escola podem ser mais efetivas e, consequentemente,
gerarem mais saúde aos alunos, suas famílias e a comunidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |