Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Laís Mara Caetano da
dc.creatorWitt, Cibele dos Santos
dc.date.accessioned2022-10-19T14:20:07Z
dc.date.available2022-10-19T14:20:07Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26560
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntroduction: The actions of the School Health Program require an effective intersectoral practice between the Health and Education sectors. Aim: To describe the perception of school managers about the School Health Program and to elaborate strategies to strengthen intersectoriality in carrying out the actions of the School Health Program. Method: Qualitative, descriptive study, which used content analysis, thematic modality. Semi-structured interviews were conducted via Google Meet with five teachers/managers. The study respected the ethical precepts of research with human beings. Results: It was possible to identify three predominant thematic categories: “Difficulties and challenges in carrying out the actions of the School Health Program”; “The fundamental role of “partnerships” in daily school life in a context of vulnerability” and “The Covid-19 pandemic and the School Health Program.” It was perceived that there are many challenges to be overcome so that the actions of the School Health Program were carried out effectively by the Health and Education sectors. For this, it is necessary to overcome the fragmentation between both sectors and strengthen the intersectoral action so that the actions of the Health at School Program are built and carried out jointly, between Health and School, thus achieving the objectives. Conclusion: With the strengthening of the intersectoral work between Health and Education, the actions of the School Health Program can be more effective and, consequently, generate better health for students, their families, and the community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapor
dc.subjectAções em saúdepor
dc.subjectIntersectorialityeng
dc.subjectSchool Health Programeng
dc.subjectHealth actionseng
dc.title“Saúde é saúde e escola é escola”: uma fragmentação a ser superadapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: as ações do Programa Saúde na Escola exigem uma prática intersetorial efetiva entre os setores da Saúde e da Educação. Objetivo: descrever a percepção de gestores escolares acerca do Programa Saúde na Escola e elaborar estratégias para o fortalecimento da intersetorialidade na realização das ações do Programa Saúde na Escola. Método: estudo qualitativo, descritivo, que se utilizou da análise de conteúdo, modalidade temática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, via Google Meet com cinco professoras/gestoras. O estudo respeitou os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos. Resultados: foi possível identificar três categorias temáticas predominantes: “Dificuldades e desafios na realização das ações do Programa Saúde na Escola”; “O papel fundamental das “parcerias” no cotidiano escolar diante de um contexto de vulnerabilidade” e “A pandemia da Covid-19 e o Programa Saúde na Escola. Percebe-se que existem muitos desafios a serem superados para que as ações do Programa Saúde na Escola sejam realizadas de forma efetiva pelos setores da Saúde e da Educação. Para isso, é necessário ultrapassar a fragmentação entre ambos os setores e fortalecer a atuação intersetorial de forma que as ações do Programa Saúde na Escola sejam construídas e realizadas de forma conjunta, entre Saúde e Escola, atingindo, assim, os objetivos que o Programa se propõe. Conclusão: com o fortalecimento do trabalho intersetorial entre Saúde e Educação as ações do Programa Saúde na Escola podem ser mais efetivas e, consequentemente, gerarem mais saúde aos alunos, suas famílias e a comunidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto