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dc.contributor.advisorTibola, Jonas Roberto
dc.creatorMazocco, Lucas Augusto Rabaiolli
dc.date.accessioned2022-10-19T17:22:55Z
dc.date.available2022-10-19T17:22:55Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationMAZOCCO, L. A. R. Controle adaptativo aplicado ao acionamento de um acelerador eletrônico automotivo. 2022. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26574
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2022.por
dc.description.abstractCurrently, there is great concern about the emission of pollutants from the use of energy resources. The transportation sector is the sector that consumed the most energy in Brazil in 2019 and consequently was responsible for the most CO2 emissions. For this reason, there is a great demand for tests on internal combustion engines, both in computational models and in test bed cells. At UFSM, there is the Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), which has a test cell with an engine test bed. This internal combustion engine has a manual load control that is done by a lever. Therefore, we propose to develop a control system for the electronic throttle to automate the tests performed in the cell. For this purpose, we intend to develop an electronic device that controls the valve position, mathematically model the system to be controlled, and develop an adaptive control technique to be implemented in the electronic controller.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControle adaptativopor
dc.subjectVálvula borboletapor
dc.subjectSistema eletrônico automotivopor
dc.subjectAdaptive controleng
dc.subjectButterfly valveeng
dc.subjectAutomotive electronic systemeng
dc.titleControle adaptativo aplicado ao acionamento de um acelerador eletrônico automotivopor
dc.title.alternativeAdaptive control applied to the actuation of na automotive electronic throttleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoAtualmente, há uma grande preocupação a cerca da emissão de gases poluentes devido à exploração de recursos energéticos. O setor de transportes é o setor que mais consumiu energia no Brasil no ano de 2019 e, por conseguinte, esse setor foi responsável por gerar a maior parte das emissões de CO2. Diante disso, há uma grande demanda por testes e otimizações em motores de combustão interna, esses testes são realizados tanto em modelos computacionais como também em células dinamométricas. Na UFSM, localiza-se o Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), o qual possui uma célula de testes equipada com o conjunto motor dinamômetro. Esse motor de combustão interna possui um controle de carga manual, feito através de uma alavanca, com isso propõe-se o desenvolvimento de um sistema de controle da válvula borboleta eletrônica para automatizar os testes realizados na célula. Para tal, pretende-se desenvolver um dispositivo eletrônico que controle a posição da válvula, modelar matematicamente a planta a ser controlada e desenvolver uma técnica de controle adaptativa para implementar no controlador eletrônico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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