dc.contributor.advisor | Tibola, Jonas Roberto | |
dc.creator | Mazocco, Lucas Augusto Rabaiolli | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T17:22:55Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T17:22:55Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | MAZOCCO, L. A. R. Controle adaptativo aplicado ao acionamento de um acelerador eletrônico automotivo. 2022. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26574 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Currently, there is great concern about the emission of pollutants from the use of energy resources. The transportation sector is the sector that consumed the most energy in Brazil in 2019 and consequently was responsible for the most CO2 emissions. For this reason, there is a great demand for tests on internal combustion engines, both in computational models and in test bed cells. At UFSM, there is the Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), which has a test cell with an engine test bed. This internal combustion engine has a manual load control that is done by a lever. Therefore, we propose to develop a control system
for the electronic throttle to automate the tests performed in the cell. For this purpose, we intend to develop an electronic device that controls the valve position, mathematically model the system to be controlled, and develop an adaptive control technique to be implemented in the electronic controller. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle adaptativo | por |
dc.subject | Válvula borboleta | por |
dc.subject | Sistema eletrônico automotivo | por |
dc.subject | Adaptive control | eng |
dc.subject | Butterfly valve | eng |
dc.subject | Automotive electronic system | eng |
dc.title | Controle adaptativo aplicado ao acionamento de um acelerador eletrônico automotivo | por |
dc.title.alternative | Adaptive control applied to the actuation of na automotive electronic throttle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | por |
dc.description.resumo | Atualmente, há uma grande preocupação a cerca da emissão de gases poluentes devido à exploração de recursos energéticos. O setor de transportes é o setor que mais consumiu energia no Brasil no ano de 2019 e, por conseguinte, esse setor foi responsável por gerar a maior parte das emissões de CO2. Diante disso, há uma grande demanda por testes e otimizações em motores de combustão interna, esses testes são realizados tanto em modelos computacionais como também em células dinamométricas. Na UFSM, localiza-se o Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), o qual possui uma célula de testes equipada com o conjunto motor dinamômetro. Esse motor de combustão interna possui um controle de carga manual, feito através de uma alavanca, com isso propõe-se o desenvolvimento de um sistema de controle da válvula borboleta eletrônica para automatizar os testes realizados na célula. Para tal, pretende-se desenvolver um dispositivo eletrônico que controle a posição da válvula, modelar matematicamente a planta a ser controlada e desenvolver uma técnica de controle adaptativa para implementar no controlador eletrônico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |