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dc.creatorMello, Andressa Spencer de
dc.date.accessioned2022-10-20T14:42:35Z
dc.date.available2022-10-20T14:42:35Z
dc.date.issued2020-04-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26606
dc.description.abstractThis research, carried out from an ethnography in a pre-university course in the city of Santa Maria - RS aims to understand the uses and practices of reading among students of the Alternative course in the face of digital cultures. Our specific objectives are centered on mapping the daily reading practices and practices of students in the Alternative course; identify what meanings readers of popular groups attribute to reading; investigate ways of reading in the face of digital cultures, as well as the impact of digital media for reading and also compare the different types of readers among students in the Alternative course. Our theoretical framework is based on the anthropological perspective of reading proposed by Petit (2008, 2010 and 2013). We also situate our research before the historical perspective of reading from Chartier (1999), Fischer (2006) and Darnton (2010) and in the other researchers of reading practices such as Travancas (2012 and 2015) and Santaella (2004). In this sense, between the years 2017 to 2019 we conducted the application of 271 questionnaires, four conversation circles and eight in-depth interviews that started from a semi-structured script. From the observations in our research field, we elaborated our analysis starting from three analytical categories: reading and sociability, reading and identity; and reading and alternatives. As a result, we identified the growing association of reading with smartphones and social media. In addition, we observed that among the students of the course there are five types of readers: traditional readers, non-frequent readers, readers of text fragments, screen readers and reader-producers. In this way, we understand that the broader reading (carried out in the context of the internet), here mixes and complements the traditional reading made from printed books, generating other reading possibilities to be explored.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSmartphoneseng
dc.subjectCulturas digitaispor
dc.subjectGrupos popularespor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectDigital cultureseng
dc.subjectPopular groupseng
dc.titleTodo o leitor tem uma história a contar: usos e práticas de leitura entre alunos do Pré-Universitário Popular Alternativapor
dc.title.alternativeEvery reader has a story to tell: uses and reading pratices among readers from Popular Groups in the Alternativa course in Santa Maria - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa, realizada a partir de uma etnografia em um pré-universitário popular na cidade de Santa Maria – RS tem por objetivo compreender os usos e práticas de leitura entre alunos do cursinho Alternativa diante das culturas digitais. Nossos objetivos específicos centram-se em mapear os usos e práticas cotidianas de leitura dos educandos do cursinho Alternativa; identificar que sentidos os leitores de grupos populares atribuem à leitura; investigar as formas de ler diante das culturas digitais, bem como o impacto dos suportes digitais para a leitura e ainda comparar os diferentes tipos de leitores existentes entre os alunos do cursinho Alternativa. Nosso referencial teórico está situado a partir da perspectiva antropológica da leitura proposta por Petit (2008, 2010 e 2013). Também situamos nossa pesquisa diante da perspectiva histórica da leitura a partir de Chartier (1999), Fischer (2006) e Darnton (2010) e nos demais pesquisadores das práticas de leitura como Travancas (2012 e 2015) e Santaella (2004). Nesse sentido, entre os anos de 2017 a 2019 realizamos a aplicação de 271 questionários, quatro rodas de conversa e oito entrevistas em profundidade que partiram de um roteiro semiestruturado. A partir das observações em nosso campo de pesquisa, elaboramos nossa análise partindo de três categorias analíticas: leitura e sociabilidade, leitura e identidade; e leitura e alternativas. Como resultados identificamos a crescente associação da leitura aos smartphones e às mídias sociais. Além disso, observamos que dentre os alunos do cursinho existem cinco tipos de leitores: os leitores não frequentes, os leitores de fragmentos de textos, as leitoras tradicionais, o leitor de tela e a leitora-produtora. Dessa forma, entendemos que a leitura mais ampla (realizada no contexto da internet), aqui se mistura e complementa a leitura tradicional feita a partir dos livros impressos, gerando outras possibilidades de leitura a serem exploradas.por
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Rubia da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169496368084935por
dc.contributor.referee1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee2Travancas, Isabel Siqueira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1116888460874488por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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