Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Leander Luiz
dc.creatorGiovanelo, Gabriela
dc.date.accessioned2022-10-21T11:37:40Z
dc.date.available2022-10-21T11:37:40Z
dc.date.issued2022-08-20
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26612
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractBase Nacional Comum Curricular (BNCC) specifies the competences and abilities to be developed in Brazilian Schools’ students throughout basic education and the Contemporary Cross-cutting Themes (TCTs) to be included in the pedagogical practices, in order to prepare them for the exercise of citizenship and acting in society. In this perspective, this study aims to investigate the perception of municipal teachers regarding the challenges and difficulties in implementing the BNCC and TCTs. For that, a questionnaire was applied to teachers from some towns of Rio Grande do Sul, composed of questions to identify the profile of the respondents and to recognize the teachers' perception about the implementation. It was used descriptive data analysis as a technique. Most of the interviewees consider the BNCC’s changes good for education, but there are difficulties to realize them in the classroom. TCTs are being applied in classes, even though most teachers have not received training about the subject. It is essential to promote public policies by municipal education systems, to overcome the difficulties highlighted and effectively comply what legislation provides.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTemas contemporâneos transversaispor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectProfessores municipaispor
dc.subjectContemporary cross-cutting themeseng
dc.subjectImplementationeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectMunicipal teacherseng
dc.titleImplementação dos temas contemporâneos transversais: percepções de professores municipaispor
dc.title.alternativeImplementation of contemporary cross-cutting themes: perceptions of municipal teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes das escolas brasileiras ao longo da educação básica e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) a serem inseridos nas práticas pedagógicas, de forma a prepará-los para o exercício da cidadania e atuação na sociedade. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo averiguar a percepção de professores municipais quanto aos desafios e dificuldades na implementação da BNCC e dos TCTs. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul, composto por questões de identificação do perfil dos respondentes e que reconhecem a percepção docente acerca da implementação. Utilizou-se como técnica, a análise descritiva dos dados. A maioria dos entrevistados considera benéficas para a educação as alterações acarretadas pela BNCC, porém há dificuldades para efetuá-las em sala de aula. Os TCTs estão sendo trabalhados nas aulas, apesar de grande parte dos professores não terem recebido treinamento sobre o tema. É fundamental a promoção de políticas públicas pelos sistemas municipais de ensino, de modo a suprir as dificuldades evidenciadas e cumprir efetivamente o que dispõe a legislação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto