dc.contributor.advisor | Klein, Leander Luiz | |
dc.creator | Giovanelo, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T11:37:40Z | |
dc.date.available | 2022-10-21T11:37:40Z | |
dc.date.issued | 2022-08-20 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26612 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) specifies the competences and abilities to be developed in Brazilian Schools’ students throughout basic education and the Contemporary Cross-cutting Themes (TCTs) to be included in the pedagogical practices, in order to prepare them for the exercise of citizenship and acting in society. In this perspective, this study aims to investigate the perception of municipal teachers regarding the challenges and difficulties in implementing the BNCC and TCTs. For that, a questionnaire was applied to teachers from some towns of Rio Grande do Sul, composed of questions to identify the profile of the respondents and to recognize the teachers' perception about the implementation. It was used descriptive data analysis as a technique. Most of the interviewees consider the BNCC’s changes good for education, but there are difficulties to realize them in the classroom. TCTs are being applied in classes, even though most teachers have not received training about the subject. It is essential to promote public policies by municipal education systems, to overcome the difficulties highlighted and effectively comply what legislation provides. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Temas contemporâneos transversais | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Implementação | por |
dc.subject | Percepção | por |
dc.subject | Professores municipais | por |
dc.subject | Contemporary cross-cutting themes | eng |
dc.subject | Implementation | eng |
dc.subject | Perception | eng |
dc.subject | Municipal teachers | eng |
dc.title | Implementação dos temas contemporâneos transversais: percepções de professores municipais | por |
dc.title.alternative | Implementation of contemporary cross-cutting themes: perceptions of municipal teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes das escolas brasileiras ao longo da educação básica e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) a serem inseridos nas práticas pedagógicas, de forma a prepará-los para o exercício da cidadania e atuação na sociedade. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo averiguar a percepção de professores municipais quanto aos desafios e dificuldades na implementação da BNCC e dos TCTs. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul, composto por questões de identificação do perfil dos respondentes e que reconhecem a percepção docente acerca da implementação. Utilizou-se como técnica, a análise descritiva dos dados. A maioria dos entrevistados considera benéficas para a educação as alterações acarretadas pela BNCC, porém há dificuldades para efetuá-las em sala de aula. Os TCTs estão sendo trabalhados nas aulas, apesar de grande parte dos professores não terem recebido treinamento sobre o tema. É fundamental a promoção de políticas públicas pelos sistemas municipais de ensino, de modo a suprir as dificuldades evidenciadas e cumprir efetivamente o que dispõe a legislação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |