Implantação do setor de compras no centro administrativo municipal de Paraí/RS
Resumo
O serviço público tem como premissa, atender às demandas da população, observando a legislação em vigor. Faz-se necessário, portanto, que os órgãos públicos planejem suas compras visando o melhor custo benefício para atender às necessidades de seus munícipes. Desta forma, é imprescindível que cada órgão possua um setor de compras definido e estruturado, o qual se torna responsável pelas aquisições de bens e serviços, respeitando os limites legais e normas vigentes. Considerando assim, a inexistência de tal setor no Município de Paraí/RS, o presente trabalho analisou o atual funcionamento da sistemática de compras no Centro Administrativo Municipal, valendo-se da metodologia de observador participante, onde foi possível acompanhar de perto a sistemática utilizada pelo ente, tanto nos processos licitatórios, como nas compras efetuadas de forma direta. Realizada de forma qualitativa a coleta de dados foi desenvolvida diretamente no setor de licitações, com acompanhamento aos processos licitatórios, com a finalidade de analisar o funcionamento ora utilizado, com a obtenção de informações como ouvinte. Foi possível identificar a falta de padronização nas aquisições do ente, acarretando compras em duplicidade e até mesmo, com divergência de valores. Também foi possível perceber a ineficácia no planejamento das aquisições e a pluralidade de servidores que são aptos a realizar as compras de cada setor. A partir das deficiências encontradas, foi construída a apresentação de uma proposta para a implementação do setor de compras, considerando a necessidade de planejamento do órgão, bem como o atendimento aos dispositivos legais vigentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: