Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Gilnei Luiz de
dc.creatorMinozzo, Críssia Kuyava
dc.date.accessioned2022-10-24T13:13:22Z
dc.date.available2022-10-24T13:13:22Z
dc.date.issued2022-08-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26635
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe public services has a premise, to meet the demands of the population, observing the legislation in force.It is therefore necessary that public agencies plan their purchases to aiming at the best cost benefit to meet the needs of their citizens. Is necessary thus therefore that each public agency has a defined and structured purchasing department, which is responsible for the purchases of goods and services, respecting the legal limits and the regulation in force. Considering, therefore, the inexistence of such a sector in the municipaly of Paraí/ RS, the present work analized the current functioning of the sistem of purchases in the Municipal Administrative Center, using the methodology of participant observer, where it was possible to closely follow the sistem used by the ent, both in the bidding processes and the purchases made directly. Performed in a qualitative way, the data collection was developed directly in the bidding sector, with monitoring of the bidding processes, with the purpose of analysing the functioning now used, with the obtainment of information as a listener. It was possible to identify the lack of standardization in the acquisition of the entity, resulting in dublicate purchases and even with divergences of values. It was also possible to perceive the inefficiency in the planning of the acquisitions and the plurality of servers that are able to carry out the purchases of each sector. Based on the deficiences found, a proposal was made for the implementation of the purchasing sector, considering the need for planning of this public agency, as well as a compliance with current legal provisions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSetor de compraspor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectNormatizaçãopor
dc.subjectLicitaçõespor
dc.subjectPurchasing sectoreng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectStandardizationeng
dc.subjectBidseng
dc.titleImplantação do setor de compras no centro administrativo municipal de Paraí/RSpor
dc.title.alternativeImplementation of the purchasing sector in the municipal administrative center of Paraí/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoO serviço público tem como premissa, atender às demandas da população, observando a legislação em vigor. Faz-se necessário, portanto, que os órgãos públicos planejem suas compras visando o melhor custo benefício para atender às necessidades de seus munícipes. Desta forma, é imprescindível que cada órgão possua um setor de compras definido e estruturado, o qual se torna responsável pelas aquisições de bens e serviços, respeitando os limites legais e normas vigentes. Considerando assim, a inexistência de tal setor no Município de Paraí/RS, o presente trabalho analisou o atual funcionamento da sistemática de compras no Centro Administrativo Municipal, valendo-se da metodologia de observador participante, onde foi possível acompanhar de perto a sistemática utilizada pelo ente, tanto nos processos licitatórios, como nas compras efetuadas de forma direta. Realizada de forma qualitativa a coleta de dados foi desenvolvida diretamente no setor de licitações, com acompanhamento aos processos licitatórios, com a finalidade de analisar o funcionamento ora utilizado, com a obtenção de informações como ouvinte. Foi possível identificar a falta de padronização nas aquisições do ente, acarretando compras em duplicidade e até mesmo, com divergência de valores. Também foi possível perceber a ineficácia no planejamento das aquisições e a pluralidade de servidores que são aptos a realizar as compras de cada setor. A partir das deficiências encontradas, foi construída a apresentação de uma proposta para a implementação do setor de compras, considerando a necessidade de planejamento do órgão, bem como o atendimento aos dispositivos legais vigentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto