A comunicação interna frente os desafios da pandemia da COVID-19 nas organizações: um mapeamento das estratégias de Relações Públicas
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-11Autor
Silva, Clara Laísa Müller da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante da pandemia da COVID-19, muitas organizações precisaram adotar o home office e com essa dinâmica de trabalho, a comunicação interna precisou ser repensada para o modelo de trabalho remoto. Os profissionais de Relações Públicas viram a necessidade de analisar qual seria a melhor forma de atuar para manter o engajamento dos colaboradores frente a esse cenário, onde diversas situações práticas e psicológicas estavam despontando, como as questões domésticas e familiares, inseguranças e a preocupação geral causada pela pandemia. Portanto, esse estudo visa apresentar, através de pesquisas realizadas com profissionais que atuam com Comunicação Interna, quais foram as principais estratégias utilizadas e quais meios de comunicação ou ferramentas foram mais assertivas para manter o fluxo de comunicação interna e a gestão da cultura organizacional. Para atingir esses objetivos foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica aliada à Pesquisa On-line. Foi identificado uma valorização da comunicação interna após a pandemia e uma aceleração digital nas organizações. Como resultados desta pesquisa, foi verificada a relevância de canais de comunicação acessíveis e inclusivos, com destaque para o WhatsApp, bem como o papel fundamental das lideranças no processo de motivação dos colaboradores e a importância de valores como a confiança, a transparência e a humanização nas comunicações internas, deixando espaço para o diálogo, com os colaboradores.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: