Bars Over Bottles: Comunicação e Sustentabilidade no caminho para um consumo sem plástico
Resumo
O presente trabalho busca entender como a comunicação, em especial a de caráter
mercadológico, pode ser usada para comunicar sustentabilidade, tendo como objeto de estudo a marca
de produtos sustentáveis Bars Over Bottles (B.O.B). Para cumprir o objetivo de analisar a
comunicação nas redes sociais digitais da marca, foi elaborada uma reflexão teórica sobre os conceitos
de comunicação mercadológica, sustentabilidade, propósito e posicionamento organizacional. O
percurso metodológico contou com uma pesquisa bibliográfica dos conceitos citados anteriormente,
uma pesquisa exploratória sobre a marca e sua comunicação, observação sistemática/encoberta do
perfil da B.O.B pelo período de 3 meses (março, abril e maio de 2022) e por fim uma análise de
conteúdo com os dados obtidos na observação, buscando entender de que forma a comunicação
mercadológica se insere na sustentabilidade da marca. Dessa forma, os resultados obtidos na análise
nos mostram que por mais que consumo consciente e vendas pareçam antônimos, elas podem ser
usadas simultaneamente e de forma natural, trazendo o posicionamento sustentável e os produtos da
marca em conjunto, assim, vendendo e informando ao mesmo tempo.
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