O fenômeno da evasão escolar em uma escola estadual do município de Contagem em Minas Gerais
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Data
2022-08-26Autor
Alves, Gustavo Martins de Castro
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O tema propõe refletir sobre o fenômeno da evasão escolar entre os jovens de 15 (quinze)
a 17 (dezessete) anos que estão cursando o Ensino Médio. O presente estudo busca
responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são as causas da evasão escolar no
Ensino Médio em uma Escola Estadual do Município de Contagem em Minas Gerais e
como enfrentá-la? Para tanto, o objetivo geral, consiste em analisar as causas da evasão
escolar e os mecanismos de enfrentamento deste em uma Escola Estadual do Município
de Contagem – MG na fase do Ensino Médio. O método utilizado foi o estudo de caso e
a pesquisa realizada na escola caracterizou-se pela abordagem quantitativa e qualitativa.
Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicada aos discentes, docentes, diretora,
bibliotecárias e com Conselheiros Tutelares de Contagem. Este trabalho de conclusão de
curso contempla também o debate sobre como prevenir de forma mais eficaz a evasão
dos educandos em uma fase decisiva para o ingresso no mercado de trabalho, bem como
no desenvolvimento intelectual e social nessa fase de transição que é a própria da idade.
Os resultados da pesquisa apontam que a maior evasão são os adolescentes que não
possuem apoio familiar ou de um responsável, além de constatar que educandos do sexo
masculino são os que na sua maioria evadem. Vale ressaltar que os pesquisados alegaram,
que um fator relevante para o abandono escolar é a falta de contextualização e dinamismo
para fazerem das aulas e da escola um local atrativo.
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