dc.contributor.advisor | Estivalete, Vania de Fátima Barros | |
dc.creator | Alves, Gustavo Martins de Castro | |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T16:54:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-26T16:54:07Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26675 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The theme proposes to reflect on the phenomenon of school dropout among young people
aged 15 (fifteen) to 17 (seventeen) years old who are attending high school. The present
study seeks to answer the following research problem: What are the causes of school
dropout in high school in a State School in the city of Contagem in Minas Gerais and how
to face it? To this end, the general objective is to analyze the causes of school dropout and
the mechanisms for coping with it in a State School in the city of Contagem - MG in the
high school phase. The method used was the case study and the research carried out at
school was characterized by a quantitative and qualitative approach. Data were obtained
through interviews applied to students, teachers, principal, librarians and Guardianship
Counselors of Contagem. This graduation conclusion paperwork also includes the debate
on how to more effectively prevent the evasion of students in a decisive phase for entry
into the labor market, as well as in intellectual and social development in this phase of
transition that is age itself. The results of the research indicate that the biggest dropout is
adolescents who do not have family support or from a guardian, in addition to finding
that male students are the ones who mostly drop out. It is noteworthy that the respondents
claimed that a relevant factor for school dropout is the lack of contextualization and dynamism to make classes and school an attractive place. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Educandos | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | School dropout | eng |
dc.subject | Educators | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | O fenômeno da evasão escolar em uma escola estadual do município de Contagem em Minas Gerais | por |
dc.title.alternative | The phenomenon of school dropout in a state school in the city of Contagem in Minas Gerais | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema propõe refletir sobre o fenômeno da evasão escolar entre os jovens de 15 (quinze)
a 17 (dezessete) anos que estão cursando o Ensino Médio. O presente estudo busca
responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são as causas da evasão escolar no
Ensino Médio em uma Escola Estadual do Município de Contagem em Minas Gerais e
como enfrentá-la? Para tanto, o objetivo geral, consiste em analisar as causas da evasão
escolar e os mecanismos de enfrentamento deste em uma Escola Estadual do Município
de Contagem – MG na fase do Ensino Médio. O método utilizado foi o estudo de caso e
a pesquisa realizada na escola caracterizou-se pela abordagem quantitativa e qualitativa.
Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicada aos discentes, docentes, diretora,
bibliotecárias e com Conselheiros Tutelares de Contagem. Este trabalho de conclusão de
curso contempla também o debate sobre como prevenir de forma mais eficaz a evasão
dos educandos em uma fase decisiva para o ingresso no mercado de trabalho, bem como
no desenvolvimento intelectual e social nessa fase de transição que é a própria da idade.
Os resultados da pesquisa apontam que a maior evasão são os adolescentes que não
possuem apoio familiar ou de um responsável, além de constatar que educandos do sexo
masculino são os que na sua maioria evadem. Vale ressaltar que os pesquisados alegaram,
que um fator relevante para o abandono escolar é a falta de contextualização e dinamismo
para fazerem das aulas e da escola um local atrativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |