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dc.contributor.advisorEstivalete, Vania de Fátima Barros
dc.creatorAlves, Gustavo Martins de Castro
dc.date.accessioned2022-10-26T16:54:07Z
dc.date.available2022-10-26T16:54:07Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26675
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe theme proposes to reflect on the phenomenon of school dropout among young people aged 15 (fifteen) to 17 (seventeen) years old who are attending high school. The present study seeks to answer the following research problem: What are the causes of school dropout in high school in a State School in the city of Contagem in Minas Gerais and how to face it? To this end, the general objective is to analyze the causes of school dropout and the mechanisms for coping with it in a State School in the city of Contagem - MG in the high school phase. The method used was the case study and the research carried out at school was characterized by a quantitative and qualitative approach. Data were obtained through interviews applied to students, teachers, principal, librarians and Guardianship Counselors of Contagem. This graduation conclusion paperwork also includes the debate on how to more effectively prevent the evasion of students in a decisive phase for entry into the labor market, as well as in intellectual and social development in this phase of transition that is age itself. The results of the research indicate that the biggest dropout is adolescents who do not have family support or from a guardian, in addition to finding that male students are the ones who mostly drop out. It is noteworthy that the respondents claimed that a relevant factor for school dropout is the lack of contextualization and dynamism to make classes and school an attractive place.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEducandospor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectEducatorseng
dc.subjectSchooleng
dc.titleO fenômeno da evasão escolar em uma escola estadual do município de Contagem em Minas Geraispor
dc.title.alternativeThe phenomenon of school dropout in a state school in the city of Contagem in Minas Geraiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO tema propõe refletir sobre o fenômeno da evasão escolar entre os jovens de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos que estão cursando o Ensino Médio. O presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são as causas da evasão escolar no Ensino Médio em uma Escola Estadual do Município de Contagem em Minas Gerais e como enfrentá-la? Para tanto, o objetivo geral, consiste em analisar as causas da evasão escolar e os mecanismos de enfrentamento deste em uma Escola Estadual do Município de Contagem – MG na fase do Ensino Médio. O método utilizado foi o estudo de caso e a pesquisa realizada na escola caracterizou-se pela abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicada aos discentes, docentes, diretora, bibliotecárias e com Conselheiros Tutelares de Contagem. Este trabalho de conclusão de curso contempla também o debate sobre como prevenir de forma mais eficaz a evasão dos educandos em uma fase decisiva para o ingresso no mercado de trabalho, bem como no desenvolvimento intelectual e social nessa fase de transição que é a própria da idade. Os resultados da pesquisa apontam que a maior evasão são os adolescentes que não possuem apoio familiar ou de um responsável, além de constatar que educandos do sexo masculino são os que na sua maioria evadem. Vale ressaltar que os pesquisados alegaram, que um fator relevante para o abandono escolar é a falta de contextualização e dinamismo para fazerem das aulas e da escola um local atrativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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