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dc.contributor.advisorLehnhart, Eliete dos Reis
dc.creatorNascimento, Andreia Moraes do
dc.date.accessioned2022-10-26T17:28:48Z
dc.date.available2022-10-26T17:28:48Z
dc.date.issued2022-08-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26676
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis article aims to analyze the public transparency of municipalities in the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA) based on the 360º evaluation of the Brazil Transparent Scale. The research is classified as descriptive with a qualitative approach, whose data collection procedure is documental research. For the evaluation of active transparency, 10 (ten) questions were analyzed regarding the disclosure (through the internet) of public information of public interest, such as: the existence of an official website, information on organizational structure and units, existence of a transparency portal, information on revenues and expenses, bids and contracts, public works, information on daily rates, public servants, LAI regulations, service statistics and open data. To assess passive transparency, 7 (seven) questions were analyzed in relation to compliance with the Access to Information Law. With the data collected, it was possible to draw up a ranking of public transparency of the municipalities that make up the RMPA, in addition to identifying whether all the requirements of the EBT 360º checklist, referring to active and passive transparency, are being fulfilled or not by these municipalities. Through the general ranking of public transparency of the municipalities of the RMPA, which is the sum of the scores of active transparency and passive transparency of these municipalities, it was identified that the municipality of Dois Irmãos was in first place in the public transparency item, totaling 99.5 points, the municipality of Glorinha was in the last position with only 45.39 points. Regarding the active transparency scores, the municipalities of Dois Irmãos, Gravataí and Novo Hamburgo stood out in the first place, totaling 49.5 points each, and the municipality of Capela de Santana was in last place with 37.7 points. Regarding passive transparency scores, the municipalities of Dois Irmãos and Porto Alegre were tied for 1st place with 50 points each and the municipality of São Jerônimo had the worst score, totaling only 6 points out of a total of 50 points. Therefore, it was noticed that the municipality of Dois Irmãos is the municipality of the RMPA that most complies with public transparency, on the other hand, the municipality of Glorinha is the municipality with the worst possible score in the general rankingeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransparência públicapor
dc.subjectLei de Acesso à Informaçãopor
dc.subjectRegião Metropolitana de Porto Alegrepor
dc.subjectEscala Brasil Transparentepor
dc.subjectPublic transparencyeng
dc.subjectAccess to information laweng
dc.subjectMetropolitan region of Porto Alegreeng
dc.subjectBrazil transparent scaleeng
dc.titleTransparência pública dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre: uma análise a partir da Avaliação 360º da Escala Brasil Transparentepor
dc.title.alternativePublic transparency of municipalities in the metropolitan region of Porto Alegre: an analysis based on the 360º Evaluation of the Brazil Transparent Scaleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar a transparência pública dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) a partir da avaliação 360º da Escala Brasil Transparente. A pesquisa classifica-se como descritiva de abordagem qualitativa, cujo procedimento de coleta de dados é a pesquisa documental. Para a avaliação da transparência ativa foram analisados 10 (dez) quesitos referentes a divulgação (por meio da internet) de informações públicas de interesse público, tais como: a existência de site oficial, informações sobre estrutura organizacional e unidades, existência de portal da transparência, informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, obras públicas, informações sobre diárias, servidores públicos, regulamentação da LAI, estatísticas de atendimento e dados abertos. Para avaliação da transparência passiva, foram analisados 7 (sete) quesitos em relação ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Com os dados coletados foi possível elaborar um ranking da transparência pública dos municípios integrantes da RMPA, além de identificar se todos os quesitos do checklist da EBT 360º, referentes a transparência ativa e passiva, estão sendo cumpridos ou não por esses municípios. Por meio do ranking geral da transparência pública dos municípios da RMPA, que é soma das notas da transparência ativa e da transparência passiva desses munícipios, identificou-se que o município de Dois Irmãos ficou em primeiro lugar no quesito transparência pública, totalizando 99,5 pontos, já o município de Glorinha ficou com a última colocação com apenas 45,39 pontos. Em relação as notas da transparência ativa, os municípios de Dois Irmãos, Gravataí e Novo Hamburgo destacaram-se na primeira colocação totalizando 49,5 pontos cada, e o município de Capela de Santana ficou em último lugar com 37,7 pontos. Sobre as notas da transparência passiva os municípios de Dois Irmãos e Porto Alegre ficaram empatados na 1ª colocação com 50 pontos cada e o munícipio de São Jerônimo obteve a pior nota totalizando somente 6 pontos num total de 50 pontos. Sendo assim, percebeu-se que o município de Dois Irmãos é o município da RMPA que mais cumpre com a transparência pública em contrapartida o município de Glorinha é o município que possível a pior nota no ranking geral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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