Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-19Primeiro membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto e
Segundo membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos,
teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos de (auto)formação
docente envolvendo professores de sala de aula regular, professores de educação
especial e equipe gestora da escola de forma a contribuir com a inclusão escolar. A
temática de pesquisa emerge da formação e da atuação da pesquisadora como
professora de educação especial na educação básica, e das experiências de
obstáculos nos processos de trabalho colaborativo e de observação da carência de
espaços para reflexão e (auto)formação entre os educadores. Trata-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, na qual foi utilizada para a coleta
de dados um questionário e, também, uma entrevista semiestruturada com 18
docentes do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Educação Básica. Para
analisar os dados coletados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, da autora
Bardin (2011). Os resultados apontaram que os docentes e equipes gestoras
necessitam de uma formação continuada mais efetiva sobre inclusão educacional, de
tal forma que possa trazer subsídios para um trabalho colaborativo. Concluiu-se que
o cotidiano de ensino, é um espaço fértil para a (auto)formação docente,
especialmente quando, é caracterizado pela livre expressão de seus partícipes, que
possuem estilos de ser, trabalhar e aprender. O produto final desta pesquisa foi o
“Instrumento de (auto)formação docente", em formato de formulário adaptável ao
contexto de cada instituição, que foi criado como uma sugestão para as equipes de
escolas inclusivas como forma de organizar esses espaços de (auto)formação,
contribuindo com os processos de inclusão.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: