Mostrar registro simples

dc.creatorChiapinoto, Fabiane Volpato
dc.date.accessioned2022-10-31T11:30:07Z
dc.date.available2022-10-31T11:30:07Z
dc.date.issued2022-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26701
dc.description.abstractThis research aims to develop and validate a scale to measure subjectively the teaching competencies to innovate in higher education. In this sense, it is conceived that the teaching competencies to innovate are the continuing education ‒ search, update, and reflection on teaching practice; the creativity ‒ creation, proposition, development, and risk-taking of new ideas with given autonomy and protagonism and; digital fluency ‒ diverse use of technological resources that are linked to the planning of teaching practices to the purposes of improving theoretical or practical learning. Thus, the thesis brings two original scientific contributions: i) propose and validate a scale to measure the teaching competencies to innovate in higher education, in a context where there are no instruments of this nature and ii) associate these competencies with the engagement in teaching work. Thus, based on the theoretical analysis, an initial set of items was elaborated, which passed the validity of the content, using the Delphi technique and face validity, with a pre-test that underwent exploratory factor analysis. Subsequently, a survey was carried out to obtain a sample of 523 respondents. The set of items was validated by the structural equation modeling so that the Teachers’ Competency Scale for innovation in higher education (TCS - HIE), which has four dimensions: continuing education, creativity, digital fluency, and scientificity, and it has psychometric properties to subjectively measure what was proposed. Furthermore, the dimensions of the TCS - HIE scale are related significantly to the dimensions of the Work Engagement Scale (WES), according to the proposed hypotheses, confirming the thesis that there is a relationship between the phenomena in question. Finally, high levels of teaching competencies in the surveyed sample in all dimensions were identified. In the same way, high levels of engagement are perceived, as being cognitive, emotional, social with colleagues, or social with students. Considering the former information, the research reached the goal to develop and validate a scale, which is expected to be used by distancing itself from classificatory diagnoses, creating reflective spaces on teaching practice in higher education with a view to innovation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetências docentespor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectTeaching skillseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectEngagementeng
dc.titleCompetências e engajamento no trabalho docente para a inovação da educação superiorpor
dc.title.alternativeCompetencies and engagement in teaching work for higher education innovationeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo desenvolver e validar uma escala para mensurar subjetivamente as competências docentes para inovar na educação superior. Nesse sentido, concebe-se que as competências docentes para inovar são a formação continuada ‒ busca, atualização e reflexão sobre a prática docente; a criatividade ‒ criação, proposição, desenvolvimento e assunção dos riscos de novas ideias com vistas a autonomia e protagonismo e a; fluência digital ‒ utilização diversa de recursos tecnológicos que se enlaçam com o planejamento da prática docente para fins de melhorar o aprendizado teórico ou prático. Assim, a tese traz duas contribuições científicas originais: i) propor e validar uma escala para mensurar as competências docentes para inovar na educação superior, em um contexto em que não há instrumentos dessa natureza e ii) associar essas competências com o engajamento no trabalho docente. Desse modo, com base na fundamentação teórica foi elaborado um conjunto inicial de itens, o qual passou pela validade de conteúdo, por meio da técnica Delphi e pela validade de face, com um pré-teste que passou pela análise fatorial exploratória. Na sequência, foi realizado um survey que obteve uma amostra de 523 respondentes. O conjunto de itens foi validado pela modelagem de equações estruturais, de modo que a Escala de competências docentes para a inovação na educação superior (ECD-IES), a qual conta com quatro dimensões, a saber: formação continuada, criatividade, fluência digital e cientificidade, possui propriedades psicométricas para mensurar subjetivamente o que se propõe. Ademais, as dimensões da escala ECD-IES relacionam-se significativamente com as dimensões da Escala de engajamento no trabalho docente (EED), conforme hipóteses propostas, confirmando a tese de que há relacionamento entre os fenômenos em questão. Por fim, identificou-se altos níveis de competências docentes na amostra pesquisada em todas as dimensões. Da mesma forma, percebem-se altos níveis de engajamento, seja ele cognitivo, emocional, social com colegas ou social com alunos. Frente ao exposto a pesquisa cumpriu com o objetivo de desenvolver e validar uma escala, a qual espera-se que possa ser utilizada distanciando-se de diagnósticos classificatórios, criando tempos e espaços reflexivos sobre a prática docente no magistério superior com vistas à inovação.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee1Santos, Joana Vieira dos
dc.contributor.referee2Bogas, Sónia Marisa Pedroso Gonçalves
dc.contributor.referee3Ferreira, Jesuina Maria Pereira
dc.contributor.referee4Lunardi, Elisiane Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094052683993528por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International