dc.creator | Segat, Taciana Camera | |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T18:11:06Z | |
dc.date.available | 2022-10-31T18:11:06Z | |
dc.date.issued | 2002-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26713 | |
dc.description.abstract | This work describes and analyses a collaborative and reflexive process
of teacher education for child education in the municipality of Santa Maria, Rio
Grande do Sul State, Brazil. During two years, in a collaborative and dialectic
process, we work with future teachers and teachers of child education, in
schools and in University (UFSM). We attempt to rebuild the curriculum, by a
critical analysis of our practices, considering teachers and future teachers as
transformative professional in schools. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Pré-escola | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.title | Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil | por |
dc.title.alternative | Investigative and collaborative actions in teachers’ education processes and practices in child education. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de
formação de professores para a educação infantil no município de Santa Maria,
Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de dois anos, em uma dinâmica
colaborativa e dialética, trabalhamos com professoras em formação e com
professoras em atuação na educação infantil, tanto em escolas deste nível de
ensino, como na UFSM. Tentamos reconstruir o currículo, por meio de uma
análise crítica de nossas práticas, considerando professoras em atuação e
futuras professoras como profissionais transformadores nas escolas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Grabauska, Claiton Jose | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8384446774940817 | por |
dc.contributor.referee1 | Redin, Euclides Redin | |
dc.contributor.referee2 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7932457587868421 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |