Gestão por competências como estratégia de educação permanente em saúde: a experiência da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul
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Data
2022-08-27Autor
Silva, Luís Evandro Timôtheo da
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Introduzido pela Lei Orgânica da Saúde n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, o
conceito de “formação de recursos humanos da área da saúde” teve sua definição
reverberada, em 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde (PNEPS) – estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS)
para a formação e o desenvolvimento de seus trabalhadores (BRASIL, 2004).
Entendendo a “educação na saúde” enquanto mecanismo estratégico e potente de
gestão da performance organizacional e instrumento de aprimoramento do capital
intelectual, o presente estudo se propõe a identificar as intersecções entre a
proposta político-pedagógica da PNEPS e o Programa de Gestão por Competências
da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), fundação pública de direito privado,
com atendimento 100% SUS, localizada no município de Sapucaia do Sul, no Rio
Grande do Sul. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter
descritivo, estruturado a partir da coleta de dados secundários, de acesso livre e
público. Foi possível, a partir da análise do conteúdo documental, identificar
elementos e práticas associados ao Programa de Gestão por Competências da
FHGV, sua inter-relação com a proposta educativa da PNEPS, as conseqüências
práticas da instituição do Programa no sistema de avaliação de desenvolvimento dos
trabalhadores e nos processos de recrutamento interno (Banco de Realocação),
além das estratégias adotadas pela FHGV para instrumentalização da política de
educação permanente e continuada proposta pelo Sistema Único de Saúde.
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