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dc.contributor.advisorSchuch Júnior, Vitor Francisco
dc.creatorLedur, Edemar
dc.date.accessioned2017-02-22T13:51:12Z
dc.date.available2017-02-22T13:51:12Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present paper aims at discussing the bases that may serve as guidelines to the project of implanting a corporate university at the CEEE Group. Corporate universities have been studied for over forty years, but the main interest in their creation was recorded in the 1980s, a decade in which the companies attributed more importance than ever before to managing strategies and to the training and development of their employees. Realizing that they could no further depend on other public institutions to qualify their collaborators, organizations took steps towards creating their own corporate universities. That meant establishing higher levels for the apprenticeship process and connecting the apprenticeship programs very closely with the companies’ goals and results. Corporate universities have some specific characteristics which distinguish them from the areas of training and development to meet the necessities of the organization: they are proactive; they act in the development of essential competencies; they are innovative in the ways of building knowledge; they act in the development and managing of tools designed to detect and capture the knowledge available in the organization’s professionals, clients and suppliers; they seek to follow up the practical use of knowledge, i.e., the transformation of knowledge into competitive advantages that generate intellectual capital. It is along these lines that the CEEE Group should structure the basis of its corporate university, developing and disseminating the organization’s culture, focusing corporate results and thus aiming at long term perspectives like attracting, qualifying and retaining talents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidade corporativapor
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectTreinamento e desenvolvimento (T&D)por
dc.subjectColaboradorespor
dc.titleUniversidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEEpor
dc.title.alternativeCorporate university directions for implanting at the CEEE Groupeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho tem como principal objetivo discorrer sobre as bases de concepção que podem servir de instrumentos norteadores do projeto de implantação da universidade corporativa no Grupo CEEE. As universidades corporativas já vêm sendo estudadas há mais de quarenta anos, mas o maior interesse em sua criação se deu na década de 80, quando as empresas passaram a dar importância às estratégias de gerenciamento e ao aprendizado e desenvolvimento dos seus funcionários. As organizações começaram a perceber que não podiam mais depender de outras instituições para qualificar seus colaboradores, partindo para a criação das próprias universidades corporativas, buscando assim, níveis mais elevados para o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem, as metas e os resultados das empresas. As universidades corporativas possuem características especificas que as diferenciam de áreas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para atender as necessidades da organização: são proativas; atuam no desenvolvimento de competências essenciais; são inovadoras nas formas de construção do conhecimento; atuam no desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que propiciem a captação do conhecimento presente na organização através de seus profissionais, clientes e fornecedores; procuram acompanhar a utilização prática do conhecimento, ou seja, a transformação do conhecimento em vantagem competitiva, gerando capital intelectual. Neste sentido que o Grupo CEEE deve estruturar a base de sua Universidade Corporativa, buscando o desenvolvimento e a disseminação da cultura da organização, alinhando o foco em resultados corporativos, e assim, acenar com perspectivas de desenvolvimento de longo prazo, atrair, qualificar e reter talentos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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