Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
Resumo
O presente estudo visa refletir, sob a ótica da gestão democrática do ensino público, o processo de aplicabilidade do Programa Alfa e Beto de Alfabetização e os resultados alcançados a partir da sua implementação na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto de gestão governamental disseminado como um meio eficaz de alfabetização, capaz de elevar os índices do ensino gaúcho no cenário nacional. Sua adesão resulta no comprometimento da autonomia escolar e no trabalho docente. É apresentado às escolas com proposta pedagógica própria, planos de estudos, material de aplicação e avaliação. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratório-descritiva, com enfoque qualitativo. Como procedimento técnico, priorizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso, com quatro professoras de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Santa Maria, de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que adotaram o Programa Alfa e Beto de Alfabetização nos anos 2009 e 2010. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para coleta de dados. Os resultados atingiram o objetivo inicial e apontam à necessidade da reconfiguração de tais práticas pedagógicas, através de processos democráticos de gestão escolar. O que viabilizará a verdadeira qualidade educacional, resultante de ações que exijam participação, reflexão, construção do conhecimento, de forma que contribua para a vida, oportunizando ao aluno tornar-se um sujeito crítico, ativo, capaz de agir e contribuir na sociedade atual.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]