Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
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Data
2022-10-07Primeiro membro da banca
Barin, Cláudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Medeiros, Liziany Müller
Terceiro membro da banca
Novello, Tanise Paula
Quarto membro da banca
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às
implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a
utilização de metodologias ativas. À vista disso, foi elaborado um curso de extensão virtual
para acadêmicos dos cursos de licenciaturas da área das Ciências da Natureza e afins, com vista
a proporcionar a união da teoria com a prática. Desta forma, na presente tese, investigou-se
como o professor em formação inicial planeja uma aula com atividades experimentais e
exercícios interdisciplinares e contextualizados, associados a metodologia ativa Revisão por
Pares (MARP). Participaram do curso 29 licenciandos de diversas universidades federais do
Brasil, oferecido nos meses de novembro e dezembro de 2021. A pesquisa é aplicada do tipo
exploratória, com abordagem qualitativa por abarcar revisão sistemática da literatura,
levantamentos bibliográficos, documental e análise de conteúdo; e quantitativa com estatísticas
de confiabilidade. As atividades práticas ocorreram de forma virtual com a finalidade de
despertar o saber e o fazer, através de planejamentos didáticos com atividades interdisciplinares
e contextualizadas, com o uso da MARP. Foram sete encontros síncronos e momentos
assíncronos onde buscou-se atrelar o ensino de Ciências com a MARP, utilizando recursos e
ferramentas tecnológicas. Identificou-se a dificuldade e os desafios dos licenciandos em
elaborar um planejamento didático, pela falta de conhecimento. Contudo, verificou-se que a
MARP foi uma propulsora fundamental para o entendimento do planejamento didático, bem
como para alavancar a importância de atividades didáticas por meio de exercícios e atividades
experimentais interdisciplinares e contextualizadas; oferecendo uma nova visão ao docente em
formação. Neste sentido, os resultados apontam o quanto é importante que novas abordagens e
estratégias de ensino sejam inseridas na formação docente, a fim de que se construa um novo
caminho para superar lacunas existentes. Espera-se que os resultados obtidos nesta tese
contribuam com a formação inicial de professores, despertando novos olhares e reflexões acerca
dos planejamentos didáticos com propostas de exercícios e atividades experimentais
interdisciplinares e contextualizados. Assim como, para o despertar do uso de metodologias
ativas para o ensino e aprendizagem, e a valorização dos conteúdos conceituais, procedimentais
e atitudinais, primordiais para o ensino de Ciências.
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