dc.creator | Arns, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T19:11:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T19:11:19Z | |
dc.date.issued | 2002-12-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26818 | |
dc.description | No arquivo entregue em cd não consta o anexo referido no sumário, mas no volume físico, sim. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to contribute to the drawing process
comprehension from my experience as a drawing teacher of two teenager
students. It aims, specifically, to know the conceptions on drawing they show;
what graphic changes occurred since their classes began and how they
occurred; what is the aesthetic comprehension the students have developed
through the subjects they studied; how the teacher mediation role is developed
in this teaching-learning process. I present, initially, the theoretical assumptions
of my research as the drawing teaching historic in Brazil, the drawing definition,
a question on why teaching to draw, the assumptions on the esthetic
development, the perception, the drawing intent and interpretation, the question
of making copies, as well as the mediation in this teaching-learning process. To
reach this study aim, in a second moment, I present the research, as well as the
graphic development process course of these teenagers students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenho | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizado | por |
dc.title | O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes | por |
dc.title.alternative | The adverticement of learn and teaching with two adolescents | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático
Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o
entendimento do processo de ensino do desenho a partir da minha experiência
enquanto professora de desenho de dois alunos adolescentes. Mais
especificamente, se quer conhecer as concepções de desenho que eles
apresentam; quais as mudanças gráficas que ocorreram a partir das aulas e
como elas ocorreram; qual a compreensão estética desenvolvida pelos alunos
através dos conteúdos trabalhados; e como se configura o papel mediador do
professor neste processo de ensino aprendizagem. Inicialmente apresento os
pressupostos teóricos da pesquisa como: o histórico do ensino do desenho no
Brasil, a conceituação de desenho, a questão do porque ensinar a desenhar,
os pressupostos do desenvolvimento estético, a percepção, a intencionalidade
e interpretação no desenho, a questão da cópia, bem como a mediação neste
processo de ensino-aprendizagem. Para cumprir com o objetivo deste estudo,
num segundo momento, apresento a pesquisa, bem como a trajetória do
processo de desenvolvimento gráfico destes alunos adolescentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Ana Luiza Ruschel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2446074749753703 | por |
dc.contributor.referee1 | Rossi, Maria Helena Wagner | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1873132885175575 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |