Mostrar registro simples

dc.creatorArns, Cristina
dc.date.accessioned2022-11-09T19:11:19Z
dc.date.available2022-11-09T19:11:19Z
dc.date.issued2002-12-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26818
dc.descriptionNo arquivo entregue em cd não consta o anexo referido no sumário, mas no volume físico, sim.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to contribute to the drawing process comprehension from my experience as a drawing teacher of two teenager students. It aims, specifically, to know the conceptions on drawing they show; what graphic changes occurred since their classes began and how they occurred; what is the aesthetic comprehension the students have developed through the subjects they studied; how the teacher mediation role is developed in this teaching-learning process. I present, initially, the theoretical assumptions of my research as the drawing teaching historic in Brazil, the drawing definition, a question on why teaching to draw, the assumptions on the esthetic development, the perception, the drawing intent and interpretation, the question of making copies, as well as the mediation in this teaching-learning process. To reach this study aim, in a second moment, I present the research, as well as the graphic development process course of these teenagers students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizadopor
dc.titleO processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentespor
dc.title.alternativeThe adverticement of learn and teaching with two adolescentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o entendimento do processo de ensino do desenho a partir da minha experiência enquanto professora de desenho de dois alunos adolescentes. Mais especificamente, se quer conhecer as concepções de desenho que eles apresentam; quais as mudanças gráficas que ocorreram a partir das aulas e como elas ocorreram; qual a compreensão estética desenvolvida pelos alunos através dos conteúdos trabalhados; e como se configura o papel mediador do professor neste processo de ensino aprendizagem. Inicialmente apresento os pressupostos teóricos da pesquisa como: o histórico do ensino do desenho no Brasil, a conceituação de desenho, a questão do porque ensinar a desenhar, os pressupostos do desenvolvimento estético, a percepção, a intencionalidade e interpretação no desenho, a questão da cópia, bem como a mediação neste processo de ensino-aprendizagem. Para cumprir com o objetivo deste estudo, num segundo momento, apresento a pesquisa, bem como a trajetória do processo de desenvolvimento gráfico destes alunos adolescentes.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703por
dc.contributor.referee1Rossi, Maria Helena Wagner
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873132885175575por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International