dc.creator | Azevedo, Carla Juny Soares de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T20:00:45Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T20:00:45Z | |
dc.date.issued | 2002-05-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26820 | |
dc.description.abstract | The activities told here are connected to a proposal of
Environmental Education (EA) backed theoretical and methodology in the
investigation-action emancipator and in the “Freireana” conception. In the
proposal of the investigation-action the searching interact with the social
subjects of the context investigated by means of the dialogue. It is
recognized as essential the articulation among the school knowledge, the
community's existence and those embraced starting from the technicians'
of different government and no-government institutions approach, as
middle of supplying the necessary support to the community organization
so it can demand better life conditions and its right to the access the urban
land. It is therefore, of a research project, teaching and extension,
committed with the social subject that looks for to build to a do collaborator
in the pedagogic practices and in the community actions, trying to deepen
the communication of the school with the community. This project involves
a proposal of collective planning of the activities curriculum, of which
you/they teachers participate and students of the (Preschool to 4ª series of
the Fundamental Teaching) of the School of Municipal Fundamental
Teaching Sao Paulo (EMSP). This he/she interferes in a community that
presents groups or collectives, seated in public areas lacking services of
urban infrastructure, as the basic sanitation among others. From among
the results can stand out the integration to the project, of the Municipal
School of Teaching Infantile Russian Mountain, that he/she also assists
that community, with the incorporation of more a mastership proposal. The formation of an investigative group and composed collaborator for women
and Vila N.S'S community's inhabitants. Aparecida, from where they come
approximately, 90% of the students of the school. The Group has been
trying to organize the community to discuss its priorities. It organized
partnerships for accomplishment of the inhabitants' register, whose
dwellings until the present, inexistent for the Municipal Public Power. It not
just participated of the application, but it collaborates with the analysis of
the same. In almost 40 years of existence of the Villa, only on this year,
the inhabitants got that it was implanted the collection of the garbage,
result of the fight that comes undertaking in direction to the inhabitants'
mobilization, to the articulation of partnerships and the to vindicate before
the Public Power. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Ecologia | por |
dc.title | Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade | por |
dc.title.alternative | Environmental education: actions shared in the school and in the community | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As atividades aqui relatadas estão conectadas a uma proposta de
Educação Ambiental (EA) respaldada teórica e metodologicamente na
investigação-ação emancipatória e na concepção Freireana. Na proposta
da investigação-ação o pesquisador interage com os sujeitos sociais do
contexto investigado por meio do diálogo. Reconhece-se como essencial
a articulação entre os conhecimentos escolares, os advindos da vivência
da comunidade e aqueles abarcados a partir da aproximação de técnicos
de diferentes instituições governamentais e não-governamentais, como
meio de fornecer o apoio necessário à organização comunitária de modo
que esta possa reivindicar melhores condições de vida e o seu direito ao
acesso a terra urbana. Trata-se, portanto de um projeto de pesquisa,
ensino e extensão, comprometido com a questão social, que busca
construir um fazer colaborativo nas práticas pedagógicas e nas ações
comunitárias, procurando aprofundar a comunicação da escola com a
comunidade. Este projeto envolve uma proposta de planejamento coletivo
das atividades curriculares, da qual participam professoras e alunos da
(Pré-Escola à 4a série do Ensino Fundamental) da Escola de Ensino
Fundamental Municipal São Paulo (EMSP). Esta se insere numa
comunidade que apresenta grupos ou coletividades, assentadas em áreas
públicas desprovidas de serviços de infra-estrutura urbana, como o
saneamento básico entre outros. Dentre os resultados podemos ressaltar
a integração ao projeto, da Escola Municipal de Ensino Infantil Montanha Russa, que também atende a essa comunidade, com a incorporação de
mais uma proposta de mestrado. A formação de um grupo investigativo e
colaborativo composto por mulheres e moradores da comunidade da Vila
N.S. Aparecida, de onde provêm aproximadamente, 90% dos alunos da
escola. O Grupo tem procurado organizar a comunidade para discutir
suas prioridades. Organizou parcerias para realização do cadastramento
dos moradores, cujas moradias até o presente, inexistiam para o Poder
Público Municipal. Participou não apenas da aplicação, mas colabora com
a análise do mesmo. Em quase 40 anos de existência da Vila, somente
neste ano, os moradores conseguiram que fosse implantada a coleta do
lixo, resultado da luta que vem empreendendo em direção à mobilização
dos moradores, à articulação de parcerias e à reivindicação perante o
Poder Público. | por |
dc.contributor.advisor1 | Grabauska, Claiton Jose | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8384446774940817 | por |
dc.contributor.referee1 | Saito, Carlos Hiroo | |
dc.contributor.referee2 | Bellochio, Cláudia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7986293074283855 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |