A gestão pedagógica de escolas de surdos e possibilidades de relações entre família e escola
Resumo
As escolas para surdos têm operado como espaços que possuem, além da
atribuição da inserção da criança em um sistema sociocultural, científico e
linguístico, também responsabilidades formativas juntamente com as famílias. O
objetivo geral deste estudo foi de compreender como a gestão pedagógica de
escolas de surdos do Rio Grande do Sul articulam suas finalidades educativas com
as famílias dos estudantes. Como objetivos específicos procurou-se reconhecer o
quanto o respeito à diversidade cultural dos estudantes e suas famílias tem sido
fundamental para o acesso e permanência na escola de surdos; investigar e
compreender as concepções da gestão sobre a aprendizagem da Libras pela
família de estudantes surdos bem como investigar quais as finalidades das ações
que a gestão propõe para garantir a participação das famílias na escola. Diante do
atual cenário de pandemia, a pesquisa foi operacionalizada por ferramentas
digitais. Foi elaborado um questionário on line,que foi enviado à gestores de dez
escolas específicas para surdos do RS. Comometodologia de análise desses
dados, propomos a utilização da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As
compreensões trazidas pelos gestores em suasrespostas afirmam a importância
da família e da aprendizagem da Libras e que desta forma fazem com que a mesma
se preocupe e tenha iniciativas que visemauxiliar a aprendizagem e inclusão desse
aluno. Observamos ainda, que a gestão das escolas oferta e se preocupa com a
aquisição da Libras pelas famíliasassim como a relação família-escola como um
todo, sendo esses fatores importantes e uma forma de luta, respeito e resistência
da sua língua e cultura. Vemos no final desse estudo que é fundamental termos uma
gestão que entendea importância da aquisição da língua pelas famílias e pelas
crianças, e que ao elaborar ações para isso garantem uma boa comunicação e
relação entre elas.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: