dc.contributor.advisor | Camatti, Liane | |
dc.creator | Belmonte, Angélica Acosta | |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T15:50:42Z | |
dc.date.available | 2022-11-10T15:50:42Z | |
dc.date.issued | 2022-05-27 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26828 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The general objective of this study was to understand how the pedagogical
management of schools for the deaf in Rio Grande do Sul articulate their
educational purposes with the students' families. As specific objectives, we sought
to recognize how much respect for the cultural diversity of students and their
families has been fundamental for the access and permanence in the schoolfor the
deaf; to investigate and understand the concepts of management on the learning
of Libras by the family of deaf students as well as to investigate the purposes of the
actions that the management proposes to guarantee the participation of families in
the school. In view of the current pandemic scenario, the research was made
through digital tools. An online questionnaire was prepared, which was sent to
managers of ten specific schools for the deaf in RS.As a methodology for analyzing
these data, we propose the use of Bardin's Content Analysis (2011). The
understandings brought by the managers in their answers affirm the importance of
the family and the learning of Libras and that, in this way, make them worry and
have initiatives that aim to help the learning and inclusion of this student. We also
observed that the management of schools offers and is concerned with the
acquisition of Libras by families as well as the family-school relationship as a whole,
these factors being important and a form of struggle, respect and resistance of their
language and culture. At the end of this study, we see that it is essential to have a
management that understands theimportance of language acquisition by families
and children, and that when developing actions for this, they ensure good
communication and relationship between them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Escola de surdos | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Deaf school | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | A gestão pedagógica de escolas de surdos e possibilidades de relações entre família e escola | por |
dc.title.alternative | Pedagogical management of schools for the deaf and possibilities of family-school relationships | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | As escolas para surdos têm operado como espaços que possuem, além da
atribuição da inserção da criança em um sistema sociocultural, científico e
linguístico, também responsabilidades formativas juntamente com as famílias. O
objetivo geral deste estudo foi de compreender como a gestão pedagógica de
escolas de surdos do Rio Grande do Sul articulam suas finalidades educativas com
as famílias dos estudantes. Como objetivos específicos procurou-se reconhecer o
quanto o respeito à diversidade cultural dos estudantes e suas famílias tem sido
fundamental para o acesso e permanência na escola de surdos; investigar e
compreender as concepções da gestão sobre a aprendizagem da Libras pela
família de estudantes surdos bem como investigar quais as finalidades das ações
que a gestão propõe para garantir a participação das famílias na escola. Diante do
atual cenário de pandemia, a pesquisa foi operacionalizada por ferramentas
digitais. Foi elaborado um questionário on line,que foi enviado à gestores de dez
escolas específicas para surdos do RS. Comometodologia de análise desses
dados, propomos a utilização da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As
compreensões trazidas pelos gestores em suasrespostas afirmam a importância
da família e da aprendizagem da Libras e que desta forma fazem com que a mesma
se preocupe e tenha iniciativas que visemauxiliar a aprendizagem e inclusão desse
aluno. Observamos ainda, que a gestão das escolas oferta e se preocupa com a
aquisição da Libras pelas famíliasassim como a relação família-escola como um
todo, sendo esses fatores importantes e uma forma de luta, respeito e resistência
da sua língua e cultura. Vemos no final desse estudo que é fundamental termos uma
gestão que entendea importância da aquisição da língua pelas famílias e pelas
crianças, e que ao elaborar ações para isso garantem uma boa comunicação e
relação entre elas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |