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dc.contributor.advisorCamatti, Liane
dc.creatorBelmonte, Angélica Acosta
dc.date.accessioned2022-11-10T15:50:42Z
dc.date.available2022-11-10T15:50:42Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26828
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe general objective of this study was to understand how the pedagogical management of schools for the deaf in Rio Grande do Sul articulate their educational purposes with the students' families. As specific objectives, we sought to recognize how much respect for the cultural diversity of students and their families has been fundamental for the access and permanence in the schoolfor the deaf; to investigate and understand the concepts of management on the learning of Libras by the family of deaf students as well as to investigate the purposes of the actions that the management proposes to guarantee the participation of families in the school. In view of the current pandemic scenario, the research was made through digital tools. An online questionnaire was prepared, which was sent to managers of ten specific schools for the deaf in RS.As a methodology for analyzing these data, we propose the use of Bardin's Content Analysis (2011). The understandings brought by the managers in their answers affirm the importance of the family and the learning of Libras and that, in this way, make them worry and have initiatives that aim to help the learning and inclusion of this student. We also observed that the management of schools offers and is concerned with the acquisition of Libras by families as well as the family-school relationship as a whole, these factors being important and a form of struggle, respect and resistance of their language and culture. At the end of this study, we see that it is essential to have a management that understands theimportance of language acquisition by families and children, and that when developing actions for this, they ensure good communication and relationship between them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscola de surdospor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDeaf schooleng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleA gestão pedagógica de escolas de surdos e possibilidades de relações entre família e escolapor
dc.title.alternativePedagogical management of schools for the deaf and possibilities of family-school relationshipseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs escolas para surdos têm operado como espaços que possuem, além da atribuição da inserção da criança em um sistema sociocultural, científico e linguístico, também responsabilidades formativas juntamente com as famílias. O objetivo geral deste estudo foi de compreender como a gestão pedagógica de escolas de surdos do Rio Grande do Sul articulam suas finalidades educativas com as famílias dos estudantes. Como objetivos específicos procurou-se reconhecer o quanto o respeito à diversidade cultural dos estudantes e suas famílias tem sido fundamental para o acesso e permanência na escola de surdos; investigar e compreender as concepções da gestão sobre a aprendizagem da Libras pela família de estudantes surdos bem como investigar quais as finalidades das ações que a gestão propõe para garantir a participação das famílias na escola. Diante do atual cenário de pandemia, a pesquisa foi operacionalizada por ferramentas digitais. Foi elaborado um questionário on line,que foi enviado à gestores de dez escolas específicas para surdos do RS. Comometodologia de análise desses dados, propomos a utilização da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As compreensões trazidas pelos gestores em suasrespostas afirmam a importância da família e da aprendizagem da Libras e que desta forma fazem com que a mesma se preocupe e tenha iniciativas que visemauxiliar a aprendizagem e inclusão desse aluno. Observamos ainda, que a gestão das escolas oferta e se preocupa com a aquisição da Libras pelas famíliasassim como a relação família-escola como um todo, sendo esses fatores importantes e uma forma de luta, respeito e resistência da sua língua e cultura. Vemos no final desse estudo que é fundamental termos uma gestão que entendea importância da aquisição da língua pelas famílias e pelas crianças, e que ao elaborar ações para isso garantem uma boa comunicação e relação entre elas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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