Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorLuz, Juliana Holz
dc.date.accessioned2017-02-23T15:20:25Z
dc.date.available2017-02-23T15:20:25Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe study deals with the democratic learning from the experience of public school Esteio/RS aiming to understand how participation of the school community is actualized in a Participatory Class Council. This study aims to a) discuss the conceptions which involves the democratization process of the public school, b) investigate the relevance of class councils, its organization and its operation so as to contribute or not to consolidate a democratic school management, c) analyze the perceptions of the school subjects (administrators, teachers, parents and students) on the dynamics of articulation in a Participatory Class Council of a public school of Esteio/RS. In Meksenas (2002) we seek to place the methodological approach that has been configured as a qualitative research guided by a case study. Researchers of the subject like Oliveira, Moraes, Gold (2010), Paro (2000 and 2007); Dalberio (2007); Werle and Andrade (2008); Cassol and Galina (2008); Dalben (2006), Guerra (2006); Engers and Gomes (2007) substantiate the theoretical framework, whereas the collecting data process, for later analysis, occured through interviews with ten subjects that are integrated with the school community studied. The main aspect pointed out in our analysis indicates that the school is looking for more community participation in its instances. There are many spaces in the school that allow to the opening of democratization, however, still it is possible to realize that the community must use these spaces, and comprehend, as well, that the participatory dynamic may contribute to the quality of the school processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectColegiados escolarespor
dc.subjectConselho de classe participativopor
dc.titleConselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RSpor
dc.title.alternativeParticipatory class council: the experience and the democratic learning of a public school from Esteio/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo versa sobre o aprendizado democrático a partir da experiência de uma escola municipal de Esteio/RS visando compreender como se efetiva a participação da comunidade escolar em um Conselho de Classe Participativo. Este estudo ainda objetiva a) discutir as concepções que envolvem o processo de democratização da escola pública; b) investigar a relevância dos Conselhos de Classe, sua organização e funcionamento de forma a contribuir ou não para consolidar a gestão democrática escolar; c) analisar a percepção dos sujeitos escolares (gestores, professores, pais e alunos) sobre a dinâmica de articulação do Conselho de Classe Participativo de uma escola municipal de Esteio/RS. Em Meksenas (2002) buscamos situar o caminho metodológico que se configurou como uma pesquisa qualitativa pautada em um estudo de caso. Estudiosos do tema como Oliveira, Moraes, Dourado (2010); Paro (2000 e 2007); Dalberio (2007); Werle e Andrade (2008); Galina e Cassol (2008); Dalben (2006); Guerra (2006); Engers e Gomes (2007) fundamentaram o referencial teórico sendo que o processo de coleta de dados para posterior análise se deu através de entrevistas junto a dez sujeitos que estão integrados à comunidade escolar estudada. O principal aspecto apontado em nossas análises indica que a escola está em busca de maior participação da comunidade em suas instâncias decisórias. Já se tem assegurado na escola os espaços que possibilitam a abertura à democratização, contudo, ainda se percebe que a comunidade precisa utilizar-se destes espaços, compreendendo que a dinâmica participativa poderá contribuir para a qualificação dos processos escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples