dc.contributor.advisor | Lenhart, Eliete dos Reis | |
dc.creator | Carlos, Carine Peter | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T15:06:33Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T15:06:33Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26845 | |
dc.description | Artigo científico (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | In recent decades, the Electronic Government has stood out as an important tool to assist in the
public management of countries, states and municipalities. Concomitant with the
computerization process of public management, important laws were passed in the national
context: the Transparency Law (LC 131/2009) and the Access to Information Law (Law
12.527/2011), which reiterate the need for citizens to have full access to information and
services offered by the government, thus contributing to the effectiveness of social control. The
study carried out sought to investigate the stage of implementation of electronic government in
the city of Porto Alegre/RS, through a qualitative approach, analyzing data obtained through
access to the city hall portal, opposing them to a checklist prepared from the e-Gov maturity
verification model proposed by Gartner Group. It was found that the municipality is at an
intermediate stage in the implementation of e-Gov, since most of its services are not yet offered
in online format, 24 hours a day and 7 days a week, in addition to, the portal of city hall has
few spaces for citizen participation in financial and budget management processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | e-Gov | por |
dc.subject | Governo eletrônico | por |
dc.subject | Portais públicos | por |
dc.subject | Município | por |
dc.subject | Electronic government | eng |
dc.subject | Public portals | eng |
dc.subject | Municipality | eng |
dc.title | Fase de implementação do governo eletrônico no município de Porto Alegre/RS | por |
dc.title.alternative | E-government implementation stage at the municipality of Porto Alegre/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, o Governo Eletrônico tem se destacado como uma importante ferramenta
para auxiliar na gestão pública de países, estados e municípios. Concomitante ao processo de
informatização das gestões públicas, deu-se, no contexto nacional, a sanção de importantes
Leis: Lei da Transparência (LC 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011),
as quais reiteram a necessidade de acesso pleno às informações e serviços oferecidos pelo poder
público por parte dos cidadãos, contribuindo assim para a efetivação do controle social. O
estudo realizado buscou investigar qual a fase de implementação do governo eletrônico no
município de Porto Alegre/RS, por meio de uma abordagem qualitativa, analisando os dados
que foram obtidos a partir de acessos ao portal da prefeitura, contrapondo-os a um checklist
para verificação da fase do e-Gov proposto por Gartner Group. Verificou-se que o município
se encontra em uma fase intermediária na implementação do e-Gov, uma vez que, a maioria de
seus serviços ainda não é oferecida no formato online, 24 horas por dia e 7 dias por semana,
além do portal da prefeitura contar com poucos espaços para a participação cidadã nos
processos de gestão financeira e orçamentária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |