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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorLedur, Thais Fabiane Bencke
dc.date.accessioned2017-02-23T15:30:43Z
dc.date.available2017-02-23T15:30:43Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2684
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis work is based on the theoretical foundations of several authors on addressing the Democratic Administration, which shall be directed to social and collective practice, as a process of participation, it is one of the foundations of education quality. The school should rethink your context for unification of educational spheres and educator in a broad and diverse which makes possible the improvement of diversity for student learning. Given the innovations that life offers, we must seek to enrich the knowledge and intellect to compete in a labor market increasingly demanding in terms of knowledge and communication. The development of Information and Communication Technologies brings to the process of teaching and learning a significant set of changes since the material supports the methodologies, models to conceptual learning. The objective is to investigate effective teaching practices that lead to quality in teaching and learning, verifying the function and importance of technological resources in the process. The research presents data collected through a questionnaire with the use of technology, with content from the 2nd quarter of the teachers at a public school in the city of Three Steps, which underscores the importance of using technology for increased interest , involvement and student motivation, learning more meaningful and productive classroom dynamics and facilitating the questioning of content. It also highlights the need for training and development of teachers in the use of information technology and communication for teachers to be trained to assume the role of facilitator of knowledge construction by the student and not a mere transmitter of information. It is concluded that the use of the technologies per se is not pedagogical change if only used to illustrate how technological support class, which becomes necessary is that it be used as mediation of learning so that there is an improvement in the process teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da aulapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTecnologias de ensinopor
dc.subjectTecnologias no processo de gestãopor
dc.titleAs tecnologias como mediadoras do processo de gestão da sala de aula em uma escola públicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se na fundamentação teórica de diversos autores, abordando sobre a Gestão Democrática, a qual visa à prática coletiva e social, como um processo de participação de todos, sendo ela um dos fundamentos da qualidade da educação. A escola precisa repensar o seu contexto para unificação das esferas educacionais e do educador em uma visão ampla que torne possível o aprimoramento das diversidades para a aprendizagem dos alunos. Diante das inovações que a vida oferece, é preciso buscar conhecimentos para enriquecer o intelecto e poder competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de conhecimento e comunicação. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos da aprendizagem. O objetivo investiga como a gestão da aula, por meio das práticas pedagógicas, conduz à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, com conteúdos do 2º trimestre, dos professores de uma escola pública, do município de Três Passos, onde se ressalta a importância do uso das Tecnologias pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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