Inclusão digital: escolas conectadas no município de Esteio/RS
Resumen
Considerando investimentos públicos na promoção da inclusão digital, este artigo tem por
objetivo analisar a inclusão digital dos alunos nas escolas públicas no município de Esteio-RS,
por meio da implementação do projeto Sala Conectada (SC). Sendo estudado quais as
perspectivas futuras da utilização da sala conectada e quais as necessidades de melhorias no
projeto, buscando-se responder esta questão foram realizadas entrevistas com gestoras de 3
escolas do município estudado, bem como realizada uma análise documental dos programas
públicos em tecnologias na educação, como os instituídos pelo decreto Nº 9.204, de 23 de
novembro de 2017 que institui o Programa de Inovação Educação Conectada (Brasil, 2017) e
mais tarde a Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021 que “Institui a Política de Inovação Educação
Conectada” (Brasil,2021). Através das análises dos dados obtidos com a entrevista com as
gestoras observou-se que apesar da instrumentalização, e aquisição de equipamentos que o
projeto propiciou, e de que estão sendo utilizados nas escolas estudadas não houve uma
formação adequada aos docentes, nem participação efetiva destes no processo de criação de
metodologias de ensino aprendizagem que propiciem a inclusão dos alunos, sendo necessário
maiores investimentos e pesquisas nestas áreas.
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