Preservação do solo: a aprendizagem e os ensinamentos de uma turma de 6° ano através da arte
Abstract
A educação ambiental nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Neste contexto, a preservação, conservação e conscientização sobre a importância do solo para a humanidade deve ser iniciada desde muito cedo. Atualmente, os solos estão passando por processos degradativos (erosão, principalmente), devido a sua utilização de forma inadequada. Deste modo, é necessário que os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, recebam orientações permanentes sobre métodos conservacionistas de solo, através de metodologias mais lúdicas, o que facilita o entendimento e a assimilação dos conteúdos abordados, utilizando a arte como fonte de inspiração e educação ambiental. Para este trabalho foi utilizada a pesquisa participante. Deste modo, os alunos receberam informações sobre preservação do solo, através de aulas teóricas e práticas. Ao final do trabalho, os alunos desenvolveram um teatro de fantoches sobre a importância do solo e apresentaram para os demais alunos da escola, com o objetivo de repassar as informações recebidas ao longo das aulas, dando continuidade ao processo de educação ambiental.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [339]