Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorDallemole, Jéferson
dc.date.accessioned2014-06-02T11:33:55Z
dc.date.available2014-06-02T11:33:55Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/269
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEnvironmental education has never been discussed as today. In this context, the preservation, conservation and awareness about the importance of soil for humanity should be started very early. Currently, soils are undergoing degradative processes, mainly the erosion due to their improperly use. Thus, it is necessary that students of the lower grades of elementary school receive ongoing guidance on methods of soil conservation, through playful methods, which facilitates the understanding and assimilation of the content covered, using art as a source of inspiration and environmental education. For this work we used participatory research. Thus, the students received information about soil conservation, through theoretical and practical classes. At the end of the work, the students developed a puppet theatre about the importance of soil and presented to the other students of the school in order to transmit the information received during the lessons, continuing the process of environmental education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSolopor
dc.subjectSéries iniciaispor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePreservação do solo: a aprendizagem e os ensinamentos de uma turma de 6° ano através da artepor
dc.title.alternativeSoil conservation: the learning and teachings from a class of 6th grade through arteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA educação ambiental nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Neste contexto, a preservação, conservação e conscientização sobre a importância do solo para a humanidade deve ser iniciada desde muito cedo. Atualmente, os solos estão passando por processos degradativos (erosão, principalmente), devido a sua utilização de forma inadequada. Deste modo, é necessário que os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, recebam orientações permanentes sobre métodos conservacionistas de solo, através de metodologias mais lúdicas, o que facilita o entendimento e a assimilação dos conteúdos abordados, utilizando a arte como fonte de inspiração e educação ambiental. Para este trabalho foi utilizada a pesquisa participante. Deste modo, os alunos receberam informações sobre preservação do solo, através de aulas teóricas e práticas. Ao final do trabalho, os alunos desenvolveram um teatro de fantoches sobre a importância do solo e apresentaram para os demais alunos da escola, com o objetivo de repassar as informações recebidas ao longo das aulas, dando continuidade ao processo de educação ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples