dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Raskopf, Miriã | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T19:02:06Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T19:02:06Z | |
dc.date.issued | 2022-04-18 | |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26943 | |
dc.description.abstract | The research in question brings a reflection on intellectual disability and the extra support
needed to expand the skills for the autonomy of subjects with intellectual disabilities, it is a
Field Research, developed for the conclusion of the Licentiate Degree in Evening Special
Education at Federal University of Santa Maria (UFSM), with the participation of adults with
intellectual disabilities residing in the city of Santa Maria, RS. The general objective was to
analyze the support used and the benefits generated for the development of skills for the
subject's autonomy, in order to emphasize the importance of individualized support and
resources to enhance the autonomy of the subject with disabilities in the preparation for adult
life. . To better understand the theme, we will go through a little of the history of the subject
with intellectual disabilities, the social barriers and the struggles for rights within the public
policies that marked this trajectory of social exclusion and abandonment, based on prejudices
of inability to exercise a profession, to be able to make choices and attend schools, take a
vocational or undergraduate course, denying the opportunity and participation of people with
disabilities to social spaces that will provide them with learning through socialization, as well
as the lack of adequate resources and support can to form gaps in the formation of the
conceptual, social and practical adaptive skills set, fundamental for the development of
autonomy skills used in any person's adult life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial. Deficiência Intelectual. Autonomia. Independência. | por |
dc.title | Deficiência intelectual e os apoios necessários na ampliação das habilidades para a autonomia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a deficiência intelectual e os apoios extras
necessários para ampliar as habilidades para a autonomia de sujeitos com deficiência
intelectual, trata-se de uma Pesquisa de Campo, desenvolvida para conclusão do curso de
Licenciatura em Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), com a participação de sujeitos com deficiência intelectual adultos, residentes na
cidade de Santa Maria, RS. Teve-se como objetivo geral analisar os apoios utilizados e os
benefícios gerados para o desenvolvimento das habilidades para a autonomia do sujeito, com
intuito de ressaltar a importância dos apoios e recursos individualizados a fim de potencializar
a autonomia do sujeito com deficiência na preparação para a vida adulta. Visando melhor
compreender a temática, vamos transcorrer um pouco do contexto histórico acerca da
deficiência intelectual, as barreiras sociais e as lutas por direitos dentro das políticas públicas
que marcaram essa trajetória de exclusão social e abandono, baseadas em preconceitos de
incapacidade para exercer uma profissão, para ter capacidade de fazer escolhas e frequentar
escolas, fazer um curso profissionalizante ou de graduação, negando a oportunidade e a
participação da pessoa com deficiência aos espaços sociais que vão lhe propiciar a
aprendizagem através da socialização, bem como a falta de recursos e apoios adequados que
podem formar lacunas na formação do conjunto de habilidades adaptativas conceituais, social
e prática, fundamentais para que seja desenvolvido as habilidades de autonomia utilizadas na
vida adulta de qualquer pessoa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |