Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
Abstract
O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020,
em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas
habilidades/superdotação sobre o impacto da pandemia em seus processos de aprendizagem. A
pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e se caracterizou como estudo de
caso. Participaram da pesquisa seis alunos já identificados com AH/SD, dos ensinos fundamentais e
médios, de uma escola pública do estado do Paraná. A escolha da escola deu-se após a participação
da professora da sala de AH/SD e dos estudantes, na disciplina “Tópicos específicos de
aprofundamento dirigido à área I”. A coleta de dados se deu por entrevistas, realizadas na plataforma
Google Meet; foram guiadas por um roteiro semiestruturado e, posteriormente, realizadas as
transcrições literais dos registros. Dessa forma, conclui-se que, no início da pandemia, a maioria dos
alunos enfrentou dificuldades organizacionais. Porém, se engajaram em buscar formas de resolução
para esses problemas e, sendo que nesse momento a aprendizagem estava diretamente ligada ao
comprometimento individual, tornaram-se protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Não se deixaram desanimar por fatores externos, como a falta de políticas públicas para auxiliar aos
estudantes em situação de vulnerabilidade social, a adquirir equipamentos e planos de internet,
fundamentais para a continuidade dos estudos nesse momento. Por fim, acredita-se ser importante
um estudo posterior, para que seja avaliado como esse período de ensino remoto pode ter afetado
esses estudantes a médio e longo prazos.
Collections
The following license files are associated with this item: