Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorAbrahão, Renata Fernanda Grossi
dc.date.accessioned2022-11-17T13:10:19Z
dc.date.available2022-11-17T13:10:19Z
dc.date.issued2021-02-08
dc.date.submitted2021-02-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26973
dc.description.abstractThe ludicity in the perspective of the visual handicapped child embraces a significance in the process of child formation, since play enables an evolutionary dimension, where the child reorganizes his or her experiences, builds and reconstructs knowledge, being a contribution/support in their learning and development inside and outside the classroom. In view of this, the present work has as general objective to understand how the ludicity becomes allied in the literacy process of blind students in use of the Braille system and the specific ones are: Knowing the literacy process of blind students; Investigate the contribution of ludicity to literacy learning of the Braille System to blind children; Analyze the importance of ludicity to the Braille literacy process and, theoretically, explore bibliographic materials on the theme of playful. To better structure this study, we opted for a bibliographic review - this is a literature review with a qualitative approach where we intend to identify, analyze and synthesize results of studies on the subject of this research. The data collection will be based on searches on various websites and portals such as Scientific Electronic Library Online - Scielo, CAPES portal and Google Scholar search tools, as well as scientific studies, in order to identify the articles related to the subject under study. Having as search descriptors: the theme of children with visual handicapped, The act of play and the act of play in the full development of the blind child, the ludicity and literacy of the blind child, didactic games and Braille system. As a result, it is intended to compile studies on the production of playful materials for blind children, as well as to make this work of completing the course a contribution for students, teachers and scholars in the area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especial. Deficiência visual. Sistema Braille. Lúdico.por
dc.titleO lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literaturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especialpor
dc.description.resumoA ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, constrói e reconstrói o conhecimento, sendo um aporte/suporte no seu aprendizado e desenvolvimento dentro e fora da sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender de que forma a ludicidade se torna aliada no processo de alfabetização de alunos cegos em uso do sistema Braille, já os objetivos específicos são: conhecer o processo de alfabetização de alunos cegos; investigar a contribuição da ludicidade para aprendizagem de alfabetização do distema Braille a crianças cegas; analisar a importância da ludicidade para o processo de alfabetização Braille; explorar, teoricamente, materiais bibliográficos acerca da temática do lúdico. Para melhor estruturar este estudo, optou-se por uma revisão bibliográfica - sendo esta uma revisão de literatura com abordagem qualitativa onde se pretende identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos sobre o tema desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada partir de buscas em diversos sites e portais, como o Scientific Electronic Library Online – SciELO, portal da CAPES e as ferramentas de buscas Google Scholar, bem como estudos científicos, de modo a identificar os artigos relacionados com a temática em estudo. Tendo como descritores de busca: a temática de criança com deficiência visual; o ato de brincar e o ato de brincar no desenvolvimento integral da criança cega; a ludicidade e alfabetização da criança cega, jogos didáticos e sistema Braille. Como resultado, pretendeu compilar os estudos acerca da produção de materiais lúdicos para crianças cegas, bem como tornar este trabalho de conclusão de curso em um aporte para os estudantes, professores e estudiosos da área.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto