dc.contributor.advisor | Pereira, Josefa Lídia Costa | |
dc.creator | Abrahão, Renata Fernanda Grossi | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T13:10:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T13:10:19Z | |
dc.date.issued | 2021-02-08 | |
dc.date.submitted | 2021-02-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26973 | |
dc.description.abstract | The ludicity in the perspective of the visual handicapped child embraces a significance in the process
of child formation, since play enables an evolutionary dimension, where the child reorganizes his or her
experiences, builds and reconstructs knowledge, being a contribution/support in their learning and
development inside and outside the classroom. In view of this, the present work has as general objective
to understand how the ludicity becomes allied in the literacy process of blind students in use of the
Braille system and the specific ones are: Knowing the literacy process of blind students; Investigate the
contribution of ludicity to literacy learning of the Braille System to blind children; Analyze the importance
of ludicity to the Braille literacy process and, theoretically, explore bibliographic materials on the theme
of playful. To better structure this study, we opted for a bibliographic review - this is a literature review
with a qualitative approach where we intend to identify, analyze and synthesize results of studies on the
subject of this research. The data collection will be based on searches on various websites and portals
such as Scientific Electronic Library Online - Scielo, CAPES portal and Google Scholar search tools, as
well as scientific studies, in order to identify the articles related to the subject under study. Having as
search descriptors: the theme of children with visual handicapped, The act of play and the act of play in
the full development of the blind child, the ludicity and literacy of the blind child, didactic games and
Braille system. As a result, it is intended to compile studies on the production of playful materials for
blind children, as well as to make this work of completing the course a contribution for students, teachers
and scholars in the area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial. Deficiência visual. Sistema Braille. Lúdico. | por |
dc.title | O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.description.resumo | A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo
de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança
reorganiza suas experiências, constrói e reconstrói o conhecimento, sendo um aporte/suporte no seu
aprendizado e desenvolvimento dentro e fora da sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem
por objetivo geral compreender de que forma a ludicidade se torna aliada no processo de alfabetização
de alunos cegos em uso do sistema Braille, já os objetivos específicos são: conhecer o processo de
alfabetização de alunos cegos; investigar a contribuição da ludicidade para aprendizagem de
alfabetização do distema Braille a crianças cegas; analisar a importância da ludicidade para o processo
de alfabetização Braille; explorar, teoricamente, materiais bibliográficos acerca da temática do lúdico.
Para melhor estruturar este estudo, optou-se por uma revisão bibliográfica - sendo esta uma revisão
de literatura com abordagem qualitativa onde se pretende identificar, analisar e sintetizar resultados de
estudos sobre o tema desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada partir de buscas em diversos
sites e portais, como o Scientific Electronic Library Online – SciELO, portal da CAPES e as ferramentas
de buscas Google Scholar, bem como estudos científicos, de modo a identificar os artigos relacionados
com a temática em estudo. Tendo como descritores de busca: a temática de criança com deficiência
visual; o ato de brincar e o ato de brincar no desenvolvimento integral da criança cega; a ludicidade e
alfabetização da criança cega, jogos didáticos e sistema Braille. Como resultado, pretendeu compilar
os estudos acerca da produção de materiais lúdicos para crianças cegas, bem como tornar este
trabalho de conclusão de curso em um aporte para os estudantes, professores e estudiosos da área. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |