Navegação Dissertação de Mestrado por orientadores "Dalla Corte, Marilene Gabriel"
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Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM
(2022-01-10)Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do ... -
Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
(2017-08-25)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
Auxílio à aquisição de material pedagógico implicado à permanência e desenvolvimento de estudantes na educação superior
(2023-01-12)Este trabalho científico integra os estudos da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
(2018-01-15)Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo ... -
Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
(2019-10-30)Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Diretrizes de qualidade para a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil
(2020-12-18)Esta dissertação, fruto de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Atuação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Santa Maria – RS: em pauta o fortalecimento da gestão democrática
(2018-08-31)Este estudo aborda os princípios da gestão democrática a partir da atuação dos Conselhos Escolares nas escolas da Rede de Ensino do Município de Santa Maria/RS. Considerando que o conceito de gestão educacional resulta ... -
Projeto de vida: uma proposta de construção compartilhada com estudantes do ensino médio
(2019-08-26)Esta pesquisa dissertativa caracteriza-se como um processo investigativo-formativo com o objetivo geral de compreender a produção de saberes e representações de estudantes do Ensino Médio do IEEVD, considerando um processo ... -
Liquidez dos discursos e contextos emergentes na educação superior no Brasil: a perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas
(2020-10-23)Esta pesquisa de Mestrado em Educação é resultante dos estudos realizados junto a Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Cooperação e integração regional na perspectiva Sul-Sul: contribuições à internacionalização da educação superior
(2019-08-26)Esta investigação de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
(2022-03-04)This work is part of a master's research, linked to the MPS (Master of Professional Studies) in Public Policy and Educational Management at the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria in ... -
A qualidade da gestão educacional democrática a partir de um estudo comparado dos sistemas municipais de ensino da região AMCENTRO/RS
(2021-03-25)Este trabalho contextualiza-se no âmbito das discussões sobre os Sistemas Municipais de Ensino da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS), Brasil. É uma pesquisa de mestrado em Educação produzida no ... -
Uma pedagogia das possibilidades: gestão colaborativa, práticas educativas e organização curricular
(2017-08-24)Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades referentes à gestão colaborativa na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no município de Jóia/RS, com vistas à ... -
Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
(2022-03-11)Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de ... -
Contextos emergentes: inserção das ações de extensão nos cursos de graduação da UFSM
(2019-11-26)Este trabalho de Mestrado em Educação está inserido na linha de Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM ... -
Formação continuada de conselheiros e técnicos municipais de educação: processos auto/trans/formativos compartilhados
(2018-08-08)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM, e se refere a formação continuada de ... -
Cultura e currículo como fio de leitura da reformulação curricular do curso de pedagogia diurno da UFSM
(2019-10-30)Estes escritos representam a conjuntura da pesquisa de mestrado em Educação (PPGE/UFSM), junto aos grupos Gestar/CNPq e Rizoma/CNPq. Diante de discursos voltados para as múltiplas identidades, das constantes lutas dos ...