Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
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Data
2019-10-30Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Metadata
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Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da
Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, com a temática central qualidade de atuação do
Conselho Municipal de Educação no cenário do Sistema Municipal de Ensino. Traz por objetivo geral,
analisar indicadores de qualidade e suas implicações à atuação do Conselho Municipal de Educação
de Cachoeira do Sul – RS no âmbito do Sistema de Ensino. Por objetivos específicos, prioriza:
compreender aspectos das políticas de democratização da educação inter-relacionados à atuação dos
Conselhos de Educação no âmbito dos Sistemas Municipais de Ensino; (ii) mapear ações relacionadas
a atuação de qualidade do conselho municipal de educação de Cachoeira do Sul; (iii) reconhecer
perspectivas de qualidade que potencializam a interlocução do CME no âmbito da gestão democrática;
(iv) produzir um portfólio com indicadores de qualidade e suas implicações à atuação do Conselho
Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, RS. Quando aos processos metodológicos, estes foram
fundamentas na abordagem qualitativa (FLICK, 2009), do tipo de estudo que caso (YIN, 2015) no
Conselho Municipal de Educação do município de Cachoeira do Sul – RS, que adotou por
procedimentos de construção de dados a entrevista com a Secretária de Educação; aplicação de
questionário on-line aos gestores do Sistema Municipal de Ensino de abrangência do CME e aos
conselheiros municipais de educação. Também, foi realizada análise documental como técnica que
permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social, da mesma forma que a pesquisa
de estado do conhecimento fundamentou a reflexão em relação a temática em questão. Utilizou-se a
análise de conteúdo (BARDIM, 2007) para o entrecruzamento dos dados produzidos. A partir dos
elementos alcançados na pesquisa, ressalta-se a importância de um olhar sistêmico na conjuntura da
educação, principalmente em âmbito municipal, uma vez que este ente federado passou a assumir
responsabilidades pela educação local, instituindo o seu Sistema próprio de ensino. E percebe-se que
em relação a qualidade da educação, ainda, esta abrange dimensões extraescolares e intraescolares,
com perspectivas a supor os diferentes atores na dinâmica pedagógica, como os processos de ensinoaprendizagem,
os currículos, as expectativas de aprendizagem, bem como os diferentes fatores
extraescolares que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos. O produto
educacional, fruto desta pesquisa refere-se a um Portfólio que tem por finalidade disponibilizar
indicadores de qualidade com a finalidade de nortear o trabalho desenvolvido junto ao conselho
municipal de educação, com vistas contribuir com a qualificação da atuação ‘do colegiado no campo
de atuação do Sistema de Ensino. Assim, o portfólio possibilitará um direcionamento na perspectiva da
gestão democrática, da formação, sendo que de modo paralelo informa e capacita o Conselho
Municipal de Educação acerca de suas forças e atribuições, mas também, acerca dos saberes
imprescindíveis à atuação de seus atores no âmbito do Sistema.
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