Auxílio à aquisição de material pedagógico implicado à permanência e desenvolvimento de estudantes na educação superior
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Data
2023-01-12Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Righes, Antônio Carlos Minussi
Metadata
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Este trabalho científico integra os estudos da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da
Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM). Aborda a temática políticas de assistência e permanência de estudantes
na educação superior, problematizando sobre: Quais relações e contribuições do Benefício
Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico, atribuído a estudantes de graduação em
Odontologia da UFSM no período de 2017 a 2019, referentes à permanência, ao processo de
desenvolvimento acadêmico e à conclusão de curso? E, neste sentido, tem por objetivo geral
“compreender as relações e contribuições do Benefício Auxílio à Aquisição de Material
Pedagógico, atribuído a estudantes de graduação em Odontologia da UFSM no período de
2017 a 2019, referentes à permanência, ao processo de desenvolvimento acadêmico e à
conclusão de curso”. Foi adotada a metodologia de natureza quanti-qualitativa, pautando-se
nas técnicas de pesquisa documental, questionário on-line e entrevista semiestruturada, tendo
por base o contexto profissional e acadêmico do pesquisador, tendo como colaboradores
estudantes e egressos do Curso de Odontologia contemplados com o benefício de 2017 a
2019, bem como gestores da UFSM. Utilizou-se a análise de conteúdo e estatística descritiva
para análise quanti-qualitativa dos dados. As conclusões acenam para a contribuição e
ampliação do conhecimento técnico-científico do Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico
acerca de sua abrangência, pertinência, impactos e qualificação dos processos de gestão deste
benefício na UFSM. O Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico tem contribuído no
sentido de promover o desenvolvimento do estudante/egresso em vulnerabilidade
socioeconômica, favorecendo um bom aproveitamento no processo de formação, além de ser
considerado política que permite a segurança emocional do beneficiado, possibilitando
também a sua permanência e conclusão do curso de Odontologia em igualdade com os demais
estudantes, sendo assim, política que atua na redução das desigualdades. A perspectiva
trabalhada nesta pesquisa contribui para fortalecer o princípio democrático, além de oferecer
transparência e divulgação da política de assistência estudantil, qualificando o trabalho
institucional nos princípios constitucionais em vigor. Como produto resultante de pesquisa,
foi desenvolvido um fluxograma contendo, mais detalhadamente, as etapas que envolvem os
trabalhos relativos ao Benefício de Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico e, por meio
dele, foi sugerido um fluxo para implementação de um relatório anual a ser disponibilizado no
portal institucional da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
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