Navegação Dissertação de Mestrado por orientadores "Abegg, Ilse"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Integração de tecnologias educacionais em rede pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional: portais e recursos educacionais digitais
(2019-08-29)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Ele trata da utilização dos Recursos Educacionais Digitais ... -
Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
(2022-12-15)A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado de ensino. ... -
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
(2015-09-08)Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração ... -
MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
(2016-07-08)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar ... -
Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil
(2018-07-13)Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar ... -
Análise da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
(2018-07-04)No contexto socio-histórico contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em rede estão consolidadas como recursos para viabilizar comunicação, interação, acesso a informação e construção coletiva e ... -
Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
(2023-08-31)A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas ... -
Leitura-escrita colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede no ensino médio politécnico
(2015-10-19)Investigamos as possibilidades e limites da leitura-escrita colaborativa mediada por AVEA no Ensino Médio Politécnico. Para isso, desenvolvemos um trabalho de pesquisa-ação colaborativamente com professoras pesquisadoras ... -
Integração do ambiente virtual de ensino-aprendizagem moodle no ensino médio politécnico
(2017-08-21)Sabe-se que o Moodle é um software livre, e as pesquisas e estudo vem abordando-o como mediador das práticas escolares, inclusive como tecnologia educacional que possibilita a interação, interatividade e colaboração já ... -
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
(2015-12-15)Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, ... -
Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio e a integração das tecnologias de informação e comunicação
(2015-07-14)Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNFEM. ... -
Mesclas entre livro didático, experimento real e experimento virtual no ensino e aprendizagem de Física no ensino médio
(2014-10-24)O principal objetivo desta pesquisa foi planejar, implementar e analisar atividades de ensino-aprendizagem de física, visando a mescla entre três tipos de recurso didático (Livro Didático, Experimento Real e Experimento ... -
Dispositivos móveis no ensino-aprendizagem de áreas e volumes
(2017-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Com o objetivo geral de ... -
Práticas escolares mediadas pela wiki do moodle: análise de aceitação e percepções dos estudantes
(2016-11-30)O cenário atual da educação utiliza inúmeras ferramentas tecnológicas para mediar e agilizar processos de ensino-aprendizagem. Uma destas ferramentas, que vem ganhando mais espaço a cada dia, são as ferramentas de produção ...