Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-15Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Cericato, Itale Luciane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da
Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no
contexto do estágio supervisionado de ensino. A presente pesquisa foi realizada no Programa
de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa:
Políticas Públicas, Práticas Educativas e suas Interfaces. O foco da pesquisa esteve centrado em
compreender o desenvolvimento psíquico e intelectual dos estudantes-estagiários a partir das
tarefas de estudo na disciplina de estágio supervisionado de ensino III (ESE III) no curso de
Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pela
Universidade Federal de Santa Maria. A perspectiva metodológica que norteou esta pesquisa
foi qualitativa e do tipo pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em três ciclos, sendo cada ciclo
composto por quatro fases. No primeiro ciclo realizamos análise documental do planejamento
da disciplina de ESE III e identificamos que os estudos teóricos de livros e artigos, os
planejamentos e relatos de aula (sequências didáticas), tarefa de identificação de problemas e a
definição de estratégias no âmbito do ensino-aprendizagem, e por último, a produção dos
relatórios foram tarefas de estudo que contribuíram para a formação docente, tendo
características desenvolvimentais. No segundo ciclo mapeamos os indícios de desenvolvimento
psíquico e intelectual dos estudantes-estagiários através da observação participante da
disciplina de ESE III e análise das tarefas de estudo. Percebemos o desenvolvimento de um
modo generalizado de ação em relação aos planejamentos de aula, que foi desenvolvido ao
longo das tarefas de estudo, marcado pela atividade colaborativa entre estudante-estagiário e
professor, rumo ao desenvolvimento da tarefa de estudo realizada de forma independente pelo
estudante-estagiário. No terceiro ciclo, identificamos as transformações em relação ao
conhecimento teórico em direção ao desenvolvimento dos saberes docentes, que impulsionam
novas atitudes dos estudantes-estagiários. Como considerações finais, entendemos que os
elementos presentes no modelo didático-pedagógico da disciplina de ESE III possuem
características desenvolvimentais, com potencialidade para o desenvolvimento de
conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais necessárias à atuação docente.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: