Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Antoniela A'Costa
dc.date.accessioned2022-11-22T20:36:07Z
dc.date.available2022-11-22T20:36:07Z
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27061
dc.description.abstractThis work proposes the elaboration of a didactic material about the Cachoeira do Sul county formation, bounded to teachers and students of basic education’s utilization. This proposal aims to fulfill the teachers’ request regarding specific pedagogical materials about the county’s history, since these materials don’t exist yet. We chose to use the Patrimonial Education methodology for creating this material for understanding that it allows the city culture’s valorization, once it was founded 200 years ago and have being occupied since before that. We also consider that this methodology makes school closer to public spaces, helping to develop skills and abilities needed to support citizenship exercise. In order to do so, this work brings a brief history of Cachoeira do Sul county, located in Rio Grande do Sul, Brazil, since the prime years of its occupation in the 18th century until the turn of the 19th to the 20th century. We emphasized the convergence of different human groups who constituted the local people during this period: native, Portuguese, enslaved Afro-descendants, Azorean, German and Italian — this way considering the multiculturalism inherent to the local development through the years. Beyond bringing a local history brief, there are also old and recent photographies, illustrations and other images. Pedagogical activities suggestions are included at the end of each chapter of the didactic material. A special chapter bounded to teachers brings other pedagogic proposals, besides including complementary references such as publications, videos, websites addresses and didactic games.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectHistória regionalpor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectRegional historyeng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.titleCachoeira do Sul: Vamos conhecer? Elaboração de material paradidático a partir do patrimônio históricopor
dc.title.alternativeCachoeira do Sul: Let’s meet? Elaboration of didactic material from its historical heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe à elaboração de um material paradidático sobre a formação do município de Cachoeira do Sul, voltado para a utilização por professores e estudantes da educação básica no município. Essa proposta procura suprir a demanda de docentes por materiais pedagógicos específicos sobre a história da cidade, materiais que até então não existem. Optou-se por utilizar a metodologia da Educação Patrimonial para a criação deste material por entender que possibilita a valorização da cultura da cidade, fundada há 200 anos e ocupada há ainda mais tempo. Também se considera que ela aproxima a escola dos espaços públicos, ajudando a desenvolver habilidades e competências necessárias ao exercício da cidadania. Para isso, o trabalho traz um resumo da história do município de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, desde os primórdios de sua ocupação no século XVIII até a virada dos séculos XIX e XX. Enfatizou-se a convergência dos diferentes grupos humanos que formaram o povo cachoeirense durante esse período: indígenas, portugueses, afrodescendentes escravizados, açorianos, alemães e italianos — contemplando, dessa forma, a multiculturalidade presente na formação do local ao longo dos anos. Além de trazer um compilado da história local, também há fotografias antigas e atuais, ilustrações e outras imagens. Sugestões de atividades pedagógicas estão incluídas ao final de cada capítulo do material paradidático. Uma seção especialmente dirigida aos professores traz outras propostas pedagógicas, além de referências complementares com publicações, vídeos, endereços de websites e jogos didáticos.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Iran
dc.contributor.referee2Ramos, Eloísa Helena Capovilla da Luz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6898207240148649por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International