O currículo formativo e a formação de professores de ciências: exercício profissional, desafios e possibilidades
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Date
2022-10-21Primeiro coorientador
Miragem, Antônio Azambuja
Primeiro membro da banca
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Segundo membro da banca
Boer, Noemi
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O componente curricular Ciências, ministrado durante o ensino fundamental, exige dos
educadores uma prática interdisciplinar, uma vez que compreende diversos ramos das
Ciências da Natureza. Diante de tais possibilidades e necessidades, durante o período
formativo, os licenciados são desafiados, a partir de uma matriz curricular, a estabelecer uma
integração entre os conhecimentos de Ciências, no intuito de torná-la contextualizada. Ao
voltar o olhar para os professores de Ciências, é possível perceber que há profissionais com
diferentes habilitações atuando em sala de aula, mais especificamente graduados na área de
Biologia, Física e Química, devido à proximidade com a área das Ciências Naturais.
Diferentes formações proporcionam, por vezes, certa insegurança aos docentes no momento
de transposição de certos conteúdos, tanto teóricos quanto práticos, principalmente quando há
aproximações com outras disciplinas dentro da mesma área. Tais inseguranças estão
associadas com a necessidade de uma formação inicial articulada que dê respaldo para os
futuros docentes desenvolverem seu exercício profissional no ensino de Ciências no ensino
fundamental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar o exercício profissional e
o percurso formativo de professores, com Licenciatura nas Ciências da Natureza, seus
desdobramentos e implicações no ensino e aprendizagem, do ensino fundamental, no
componente curricular de Ciências. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre a temática e
uma pesquisa de caráter qualitativo, em que a análise de dados foi baseada na Análise de
Conteúdo. O instrumento utilizado foi um questionário on-line. Participaram do estudo dez
professoras de Ciências que atuam no ensino fundamental, na região Noroeste, no estado do
Rio Grande do Sul, Brasil. A partir desta pesquisa foi possível perceber e relacionar visões e
reflexões de professoras de Ciências em exercício com o seu percurso formativo e exercício
profissional. Percebe-se que, mesmo com alguns entraves profissionais, as professoras
buscam desenvolver um ensino condizente com os parâmetros educacionais vigentes. Dentre
os entraves, podemos destacar o seu processo de formação inicial, mais especificamente o
currículo que, por vezes, não se mostrou relacionado com as realidades profissionais
encontradas. Conclui-se que existem lacunas estruturais na formação de professores de
Ciências e estas refletem na práxis docentes.
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