Navegação TCC Letras - Licenciatura por tipo "Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 29
-
Tutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for teens offered by LabEOn
(2023-07-18)O E-3D é um curso básico de Língua Inglesa on-line ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online(LabEOn), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com estudantes e pesquisadores ... -
Confronto de identidades culturales en Naufragios de Álvar Núñes Cabeza de Vaca
(2023-04-19)Álvar Núñez Cabeza de Vaca fue uno de los más inusuales conquistadores del Nuevo Mundo y, por eso, una mirada sobre las crónicas de sus aventuras es preciosa para comprender el proceso de colonización. El objetivo del ... -
O sexismo na língua sob a perspectiva do Manual Prático de Linguagem Inclusiva, de André Fischer
(2022-02-16)A presente pesquisa vincula-se à experiência proporcionada no grupo de pesquisa “A Manualização do Saber Linguístico: O Processo de Produção de Guias de Linguagem Inclusiva”, que integra o Programa de Educação Tutorial ... -
Mr. Kurtz in Joseph Conrad’s “Heart of darkness”: why does he not come back?
(2023-12-14)Este artigo enfoca o personagem Kurtz da novela Coração das Trevas, escrita por Joseph Conrad e publicada no final do século XIX. O objetivo deste trabalho é tentar responder a questão: por que Mr. Kurtz não queria deixar ... -
Teaching english through fanfiction in high school: a motivational proposal supported by genre-based pedagogy
(2022-11-18)O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta didática para o ensino da leitura e escrita da Língua Inglesa através do gênero Fanfiction, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito ... -
Entre cânone e marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do Ensino Médio
(2023-07-04)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o letramento em literatura afro-brasileira por meio do livro didático no ensino médio, embasando-se na lei n. 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da ... -
La música como herramienta en la enseñanza de Lengua Española
(2023-11-21)O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância e o uso da música nas aulas de E/LE1, cuja proposta é ofertar uma ótima experiência de aprendizagem devido à interdisciplinaridade que ela nos oferece no panorama ... -
A critical analysis of essay in the English major at UFSM
(2023-12-18)Esta pesquisa aborda o gênero ensaio no curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apesar da prevalência do ensaio nas disciplinas de Literatura do curso, suas características linguísticas e ... -
UFSM extension projects as a genre
(2023-12-18)A extensão, em conjunto com o ensino e com a pesquisa, compõe o tripé de funcionamento das universidades públicas brasileiras. A extensão pode se materializar por meio de projetos de extensão. No entanto, não há estudos ... -
The Last of Us - Part II: a social-semiotic analysis of a digital game to support pedagogical practices in language teaching
(2023-02-20)Não possui resumo. -
Victor as a God, or the parallels between creator and creature: an analysis of the monstrous aspects of Victor Frankenstein and their consequences upon his offspring
(2023-07-17)Este artigo analisa a recusa de responsabilidade de Victor Frankenstein sobre suas ações, escolhas, e em última análise, sua própria criação, sua prole, em Frankenstein ou, o Prometeu Moderno, de Mary Shelley, primeiramente ... -
“Inhaí, Mona, tá passada?” - o funcionamento discursivo do vocabulário Bajubá por meio de tweets
(2023-12-14)O presente estudo propõe uma análise de tweets (postagens da rede social Twitter) nas quais há a presença do vocabulário Bajubá. Assim, este trabalho tem como objetivo demonstrar e compreender como ocorre o funcionamento ... -
O aspecto cultural presente nos livros didáticos “Cercanía Joven 2” e “Enlaces 2” do PNLD
(2017-07-11)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal discutir o papel e a “imagem” da cultura, construídos nos livros didáticos destinados aos alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede básica de ensino ... -
Exploring Jennette Mccurdy’s and Matthew Perry’s personal narratives: a brief study of the memoir genre
(2023-12-14)Nos últimos anos tem sido notável o aumento da publicação de memórias, principalmente de celebridades, como Jennette McCurdy e Matthew Perry (que infelizmente faleceu durante a composição deste artigo), que lançaram suas ... -
O livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental: um estudo sobre a relação entre leitura e gramática pelo viés da análise linguística
(2023-12-13)O desenvolvimento da Prática de Análise Linguística se faz necessário, pois é uma perspectiva teórica capaz de auxiliar o desenvolvimento do ensino do componente curricular Língua Portuguesa, possibilitando caminhos para ... -
Male domination and diversity in The Hobbit
(2017-07-18)This paper aims to analyze the diversity of masculine figures in The Hobbit, a fantasy novel written by J.R.R. Tolkien.Some elements of the Fantasy genre are introduced, in order to locate the analyzed novel in its literary ... -
O processo de reescrita na construção argumentativa: uma análise a partir das produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
(2023-12-07)A escrita ocupa um papel central na sociedade contemporânea, determinando o acesso a condições básicas para a existência. Desse modo, é a escola que deve possibilitar o desenvolvimento desta ferramenta social, preparando ... -
La monstruosidad presente en el cuento Cabeza Voladora de Mónica Ojeda
(2023-07-20)En los últimos años de la pandemia mundial de COVID-19 se ha desarrollado una producción de narrativas latinoamericanas – en su mayoría, hechas por escritoras mujeres – que exploraron elementos de lo fantástico – esa ... -
“Say my name”: an analysis of the character Walter White based on the concepts of narratology
(2023-12-14)Este artigo oferece uma análise do desenvolvimento do personagem que retratará o protagonista do programa de TV norte-americano “Breaking Bad”. Walter White, que também inspira o título desta obra, é um personagem emblemático ... -
The UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scores
(2017)The Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) is applied in the institution once a semester for the academic community that needs to prove additional ...