Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-26Primeiro membro da banca
Mathias, Carmen Vieira
Segundo membro da banca
Pastorio, Dioni Paulo
Terceiro membro da banca
Librelloto, Giovani Rubert
Quarto membro da banca
Martins, Márcio Marques
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que
busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa
tem o propósito de criar, desenvolver, implementar e avaliar uma metodologia de ensino
baseada em um conjunto de atividades didáticas (ADS) focadas em fornecer ritmo de estudo e
feedback qualificado aos alunos da disciplina introdutória de programação no curso técnico em
informática integrado ao ensino médio de uma Instituição Federal de ensino. As ADS foram
desenvolvidas para realizar um acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos, a fim
de que o alto índice de evasão e reprovação sejam reduzidos. Durante esse processo
metodológico, o professor consegue identificar as lacunas apresentadas pelos alunos e retomar
o conteúdo individualmente e/ou em grupo, não deixando que as dúvidas se acumulem e se
tornem obstáculos para o aprendizado. O retorno aos alunos foi realizado por meio de uma
devolutiva do aprendizado, levando em consideração a compreensão leitora, a abstração, o
raciocínio lógico e as noções matemáticas, aspectos que representam os quatro pilares
essenciais a serem avaliados no ensino da referida disciplina. Os resultados obtidos indicam
que as ADS promovem uma maior participação dos alunos, entendendo que sua realização é
importante para que as dificuldades encontradas possam ser sanadas no momento em que forem
sendo identificadas, não havendo um acúmulo de dúvidas, o que pode gerar desinteresse e
abandono da disciplina. Também foi possível concluir que, ao comparar os métodos nas
respectivas avaliações analisadas, os alunos apresentaram um melhor rendimento,
principalmente devido ao feedback do professor e ao número de avaliações propostas,
constatando-se um aumento significativo no número de alunos aprovados e uma acentuada
redução no número daqueles em recuperação. Sendo assim, os alunos foram estimulados a
participar das atividades propostas, criando um ritmo, concentrando seus esforços nas
dificuldades encontradas e apresentando uma evolução em seus conhecimentos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: