Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacional
Resumo
O estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação
vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação
educacional em larga escala na educação básica, assume um papel importante no
monitoramento e direcionamento de políticas públicas educativas. Frente a isso, esta
pesquisa tem como propósito fazer um panorama dos vinte anos de práticas
avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Além disso,
dedica-se a fazer alguns apontamentos iniciais colocando em discussão os objetivos
e o suporte metodológico que nortearam as práticas avaliativas desse sistema de
avaliação. Compreender como esse sistema de avaliação foi se constituindo e se
sistematizando ao longo dos dez ciclos realizados constitui o primeiro passo para
discuti-lo e analisá-lo. Sob a base metodológica qualitativa, utilizou-se a pesquisa
bibliográfica no processo de investigação e coleta de dados em documentos
nacionais produzidos e escritos sobre o referido sistema de avaliação. O resgate
histórico do sistema nacional de avaliação deixa evidente a necessidade de discutir
e refletir sobre influencia do Banco Mundial sob as mudanças metodológicas
realizadas ao longo dos ciclos, bem como os diferentes direcionamentos que seus
objetivos foram tomando a cada ciclo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]