dc.contributor.advisor | Naujorks, Maria Inês | |
dc.creator | Lacerda, Lúcia Loreto | |
dc.date.accessioned | 2017-03-21T14:31:44Z | |
dc.date.available | 2017-03-21T14:31:44Z | |
dc.date.issued | 2011-03-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2716 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The study of art shows the increasing scope of public evaluation policy has been
gaining in the Brazilian educational scenario. It is known that large scale of
educational assessment, in basic education, perform as an important role in
monitoring and reveal the path of public education policies. Front of that environment,
the aims of this research is showing to us an overview of twenty years of assessment
practices of the National Assessment of basic education. Additionally, dedicated to
make some initial notes putting in discussion the objectives and methodological
support that conducted the evaluation practices about this evaluation system.
Understanding how this rating system was being constituted and systematizing over
the ten cycles performed is the first step to discuss and analyze it. According to the
methodological qualitative basis, we used the literature in the research process and
data collection in national produced documents and written about the above
mentioned system. The historical review of the national evaluation system makes
clear the needs to discuss and reflect on the influence of the World Bank under the
methodological changes made over the cycles, as well as the different directions that
their objectives were taken at each cycle. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Avaliação educacional | por |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação | por |
dc.title | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacional | por |
dc.title.alternative | National System of Basic Education Assessment: twenty years overview of assessment practices in the educational environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação
vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação
educacional em larga escala na educação básica, assume um papel importante no
monitoramento e direcionamento de políticas públicas educativas. Frente a isso, esta
pesquisa tem como propósito fazer um panorama dos vinte anos de práticas
avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Além disso,
dedica-se a fazer alguns apontamentos iniciais colocando em discussão os objetivos
e o suporte metodológico que nortearam as práticas avaliativas desse sistema de
avaliação. Compreender como esse sistema de avaliação foi se constituindo e se
sistematizando ao longo dos dez ciclos realizados constitui o primeiro passo para
discuti-lo e analisá-lo. Sob a base metodológica qualitativa, utilizou-se a pesquisa
bibliográfica no processo de investigação e coleta de dados em documentos
nacionais produzidos e escritos sobre o referido sistema de avaliação. O resgate
histórico do sistema nacional de avaliação deixa evidente a necessidade de discutir
e refletir sobre influencia do Banco Mundial sob as mudanças metodológicas
realizadas ao longo dos ciclos, bem como os diferentes direcionamentos que seus
objetivos foram tomando a cada ciclo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |