Mostrar registro simples

dc.creatorVaz, Suzana Terezinha Gruber
dc.date.accessioned2022-12-01T13:13:31Z
dc.date.available2022-12-01T13:13:31Z
dc.date.issued2003-05-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27188
dc.description.abstractThis dissertation indicates the practices lived in my infantile quotidian as generators of the knowledge and aesthetic/plastic manifestations construction. I evidence the importance of the place where I developed my experiences, which were in my grandparents’ farm, in the period of six to thirteen years old. In this place, I coexisted with people who made me feel capable in what I was doing and to be recognized as an individual. The informative and empiricists procedures, the attitudes, the beliefs, the values and the quotidian a esthetic, spiced by the daydreams and imagination, composed the practices of my childhood, being transferred to the artistic investigations and to the educative area where I have been acting for more than thirty years. And memory was the great responsible for the capture of the present and absent images, not simply representing reality of a historian memory, but a reorganization of the symbolic elements, which indicate the adequacy to the purposes of the current action. I served my self mainly of Gaston Bachelard, Henri Bergson, Maurice Merleau-Ponty, Paul Valéry and Clement Greenberg, among other theoreticians, for the validation and elucidation of my experiences and my infantile daydreams. What was remembered and only told, I started to white down, using for that a methodology centered in the autobiographical narrative, where I passed part of my trajectory of life through a critical and retrospect appropriation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.titleVivências do cotidiano infantil: educação e arte como prática de sipor
dc.title.alternativeExperiences of the infantile quotidian: education and art as a practice of it selfeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação indica as práticas vivenciadas no meu cotidiano infantil, como geradoras da construção do conhecimento e das manifestações estético/plásticas. Evidencio a importância do local onde desenvolvi os experimentos, que foi na fazenda dos meus avós, num período dos seis aos treze anos de idade. Nesse lugar, convivi com pessoas que contribuíram para que me sentisse capacitada no meu fazer e a ser reconhecida como indivíduo. Os procedimentos empíricos e informativos, as atitudes, as crenças, os valores e a estética do cotidiano, temperados pelos devaneios e pela imaginação, compuseram as práticas da minha infância, sendo transferidas para as investigações artísticas e para a área educativa onde atuo há mais de trinta anos. E a memória foi a grande responsável pela captura das imagens presentes e ausentes, não representando simplesmente a realidade de uma memória historiadora, mas uma reorganização dos elementos simbólicos, indicativos da adequação às finalidades da ação presente. Servi-me principalmente de Gaston Bachelard, Henri Bergson, Maurice Merleau-Ponty, Paul Valéry e Clement Greenberg, entre outros teóricos, para a fundamentação e elucidação das minhas vivências e dos meus devaneios infantis. O que era lembrado e somente contado, passei a escrever, usando para isso uma metodologia centrada na narrativa autobiográfica, passando parte de minha trajetória de vida por uma apropriação retrospectiva e crítica.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614por
dc.contributor.referee1Pereira, Marcos Villela
dc.contributor.referee2Isaia, Lucia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8481642094620114por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International